Google repete “fórmula” com Pixel 10 e três novos smartphones com um Gemini mais proativo

A Google mantém nos novos Pixel 10 o design que tinha definido para o Pixel 9, mas acrescenta resistência, capacidade de câmara e bateria, e uma inteligência artificial mais proativa. Apesar da escolha do pico de verão para o lançamento, as cores são mais sóbrias.

Nos últimos lançamentos de smartphones a Google tem tido dificuldade em manter segredo sobre o design e alguma funcionalidades, e para o Pixel 10 a tendência mantém-se, com os rumores a revelarem quase tudo. Hoje a empresa anuncia formalmente a décima geração dos seus smartphones, que mantêm o design escolhido no Pixel 9 e o mesmo “arranjo” do módulo para as câmaras fotográficas traseiras, mas que reforçam a resistência e durabilidade, a capacidade de processamento e bateria, para além da fotografia.

A apresentação oficial começa às 18 horas e pode ser seguida online através deste link, mas o TEK Notícias teve acesso a uma pré apresentação da Google onde os responsáveis de produto partilharam as principais novidades e funcionalidades da gama se smartphones, e a visão para a integração mais “proativa” da Inteligência Artificial,

Os novos Pixel 10 vêm em três versões, com o Pixel 10 “normal”, o Pixel 10 Pro e o Pixel 10 Pro XL, a versão de maior ecrã que se tinha estreado em 2024. Todos ficam hoje disponíveis em Portugal para pré-encomenda, mas só chegam às lojas a 28 de agosto, com preços a começar nos 919 euros e a subirem aos 1.719 euros para a versão mais cara, o Pixel 10 Pro XL de 1 TB de armazenamento.

Para além das atualizações do hardware, os novos Pixel têm maior integração com as ferramentas de inteligência artificial, do Gemini Assistant da Google. A responsável de produto explicou na sessão de pré apresentação dos smartphones que a lógica de integração destas ferramentas está a mudar. “Hoje a relação com a IA é mais reativa, mas se o equipamento entender o contexto pode sugerir ações […] não é só uma questão de adicionar funcionalidades, é uma mudança fundamental da forma como funciona”, defende.

Clique nas imagens para mais detalhes

Google Pixel 10 - oficiais

Google Pixel 10 ProGoogle Pixel 10 Pro XL Google Pixel 10 Pro XL Google Pixel 10 ProGoogle Pixel 10 Pro XL Google Pixel 10 Pro XL Google Pixel 10 Pro XL Google Pixel 10 Pro XL Google Pixel 10 Pro XL Google Pixel 10 Pro XL Google Pixel 10 ProGoogle Pixel 10 ProGoogle Pixel 10 ProGoogle Pixel 10 ProGoogle Pixel 10 ProGoogle Pixel 10 ProGoogle Pixel 10 ProGoogle Pixel 10 ProGoogle Pixel 10 ProGoogle Pixel 10 ProGoogle Pixel 10 ProGoogle Pixel 10 ProGoogle Pixel 10Google Pixel 10Google Pixel 10Google Pixel 10Google Pixel 10Google Pixel 10Google Pixel 10Google Pixel 10Google Pixel 10Google Pixel 10Google Pixel 10Google Pixel 10
Os Pixel são os primeiros smartphones com o novo Gemini nano, alimentado pelo processador Tensor G5 para acelerar o acesso às ferramentas de IA diretamente no telefone. Para já uma das principais novidades, o Magic Cue e as funcionalidades proativas de Inteligência Artificial, fica disponível apenas nos Estados Unidos, sem data para chegar à Europa. Ficam ainda prometidas ferramentas para tradução de voz imediata em chamadas telefónicas, usando a voz do utilizador, e um Pixel Journal, uma aplicação onde pode gravar os “pensamento”, e que na primeira fase só funciona em inglês.

Mas os Pixel 10 contam com todas as ferramentas que a Google tem vindo a adicionar ao Android, como o Gemini Live para conversão com o assistente digital, e um novo interface, o Material 3 Expressivo, mais personalizável.

Na fotografia conte ainda com um “treinador” para o guiar na captação de imagem, de forma a que escolha o melhor enquadramento e composição. A Google explica que o Assistente de câmara foi criado para quem está a dar os primeiros passos e ensinar os conceitos fundamentais, servindo de inspiração para novas fotografias.

Retoques no design e na câmara

Como é habitual, há diferenças entre os modelos Pixel 10, as versões Pro e Pro XL mas todos ganham melhorias nos ecrãs, no som e na bateria, assim como na fotografia, só que em escalas diferentes.

Veja o vídeo

No Pixel 10 o ecrã de 6,3 polegadas teve um upgrade de brilho para os 3.000 nits para facilitar a visualização em ambientes de grande luminosidade, mas o áudio foi também melhorado. Na fotografia o destaque vai para uma teleobjetiva de 5X com foco automático mais rápido.

A versão Pro, com ecrã também de 6,3 polegadas, traz também mais qualidade no ecrã com 3.300 nits de brilho e maior durabilidade, e na câmara traseira tripla com zoom de 100x. As configurações de bateria e câmara são partilhadas entre a versão Pro e Pro XL, mudando apenas o tamanho do ecrã, que é de 6,8 polegadas no modelo maior.

Google Pixel 10 Pro XL
Pixel 10 Pro XL Jade créditos: Google

Entre as novidades há novos acessórios magnéticos e o Pixelsnap para carregamento sem fios Qi2 integrado. E apesar de escolher continuar a lançar os seus smartphones em pleno verão, a Google optou neste gama por cores mais sóbrias, com o Obsidiana, Gelo Lilás, Índigo e Capim-limão no Pixel 10 e  Obsidiana e Porcelana no Pixel 10 Pro, a que se juntam a Pedra Lunar e Jade.

Os novos Pixel 10 ficam hoje disponíveis para pré-encomendas, mas só chegam às lojas a 28 de agosto. Durante o período de pré venda a Google faz oferta de uma capa, no valor de 59,99 euros. Os preços definidos para os smartphones começam nos 919 euros para o Pixel 10, 1.119 euros para o Pixel 10 Pro e 1.329 euros para o Pixel 10 Pro XL, mas a versão mais cara custa 1.719 euros para quem optar pelo Pixel 10 Pro XL com 1 TB de armazenamento. Todos os modelos têm direito a uma assinatura de um ano do Google AI Pro e sete anos de atualização do sistema operativo. 

Da lista de anúncios fazem ainda parte novos auriculares Pixel Buds 2a e os relógios Pixel Watch 4, com modelos de 41 e 45 mm e versões WiFi e LTE, que são exclusivo da Vodafone. O preço dos Pixel Buds 2a foi fixado em 149 euros, enquanto o Pixel Watch 4 começa nos 399 euros e vai até 549 euros, na versão LTE do modelo de 45mm.

E ainda não é desta vez que o Google Pixel 10 Pro Fold chega a Portugal.

Família de produtos Google Pixel 10
créditos: Google

 

 

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top