Chuva dos próximos dias pode desagravar situação de seca, mas não resolve

Para esta terça-feira, 8 de março, o IPMA prevê chuva de norte a sul do País. Chuva desta semana pode equivaler ao total habitual para o mês de março, mas não chega para inverter a seca, aponta IPMA.

Depois de dois meses em que a chuva mal apareceu, as previsões para março obrigam-nos a tirar as galochas e as gabardinas do armário — pelo menos durante os próximos dias desta semana.

Para esta terça-feira, 8 de março, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva para todo o País e subida das temperaturas. As mínimas vão variar entre 1ºC (Guarda) e 11ºC (Sines e Sagres) e as máximas entre 9ºC (Guarda) e 19ºC (Faro). Em Lisboa o termómetro deverá oscilar entre os 9 e os 17ºC e no Porto entre os 9 e os 15ºC. 

Para quarta-feira, 9, e quinta-feira, 10, a previsão é de que a chuva se concentre mais nas regiões norte e centro. Apesar de a chuva dos próximos dias não ser suficiente para interromper a situação de seca no território continental, pode desagravar a situação registada em meados de fevereiro.

“A situação de seca vai continuar. O que pode acontecer é um desagravamento das classes de seca em que algumas regiões estão, baixando de seca extrema para severa e de severa para moderada”, revela Ricardo Deus, climatologista do IPMA, ao “Jornal de Negócios”.

As previsões do IPMA apontam para que esta semana as quantidades de precipitação sejam “muito acima do normal, podendo duplicar ou triplicar o valor normal”. “No Minho e Douro Litoral, os valores semanais de precipitação podem ultrapassar os 100 mm, o que equivale, aproximadamente, ao normal do mês de março”, diz o IPMA citado pelo mesmo jornal.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a 15 de fevereiro 38,6% do território continental estava em seca extrema e 52,2% em seca severa.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top