José Avillez sobe no top 100 dos melhores chefs do mundo. Há um português que se estreia e outro que sai da lista

Dois chefs portugueses foram distinguidos nos The Best Chef Awards, concurso anual que escolhe os 100 melhores cozinheiros do mundo. Da lista saiu Henrique Sá Pessoa, que já era presença assídua.

The Best Chef Awards é o concurso que, anualmente, elege os 100 melhores chefs do mundo. Este ano, José Avillez, responsável por restaurantes Michelin como Belcanto e Encanto, e João Oliveira, aos comandos do Vista Restaurante, em Portimão, fazem parte da mesma, à qual se junta Hans Neuner, o chef austríaco a trabalhar em Portugal, no restaurante Ocean, no Algarve.

José Avillez, que já coleciona quatro estrelas Michelin no seu repertório, ocupa a 33.ª posição desta lista, sendo a sua melhor classificação de sempre. Aliás, registou um avanço significativo em relação a 2022, por exemplo, ano em que se fixou no 80.º lugar da prestigiada competição. Nas redes sociais, aproveitou para agradecer a distinção.

“Nem sei bem o que dizer senão que é um enorme orgulho poder representar Portugal e a gastronomia portuguesa e que estas distinções são acima de tudo das minhas equipas e de todos os cozinheiros Portugueses. Obrigado”, lê-se na sua publicação de Instagram.

A esta lista junta-se um estreante, João Oliveira, que ocupa a 100.ª posição, graças ao seu trabalho no Vista Restaurante, situado em Portimão, no Algarve, para o qual conseguiu angariar uma estrela Michelin. “Um misto de emoções, mas acima de tudo muito orgulhoso de ter entrado para o ranking dos melhores chefs”, pode ler-se no Instagram do chef.

No entanto, quem ficou de fora foi Henrique Sá Pessoa, o conceituado chef português que conta com duas estrelas Michelin no currículo pelo restaurante ALMA. Em 2022, o chef ficou em 70.º lugar, de acordo com o site oficial da edição desse ano do The Best Chef Awards – e chegou mesmo a ficar em 38.º lugar, em 2021.

À lista, cujo primeiro lugar é ocupado (pela terceira vez) pelo espanhol Dabiz Munõz, do restaurante madrilenho DiverXO, junta-se ainda Hans Neuner, na 71.ª posição. Ainda que não seja português, o chef está aos comandos de um restaurante do País, Ocean, situado no resort de cinco estrelas Vila Vita Parc, em Porches. Hans Neuner colocou o fine dining algarvio no mapa das estrelas, sendo que o restaurante tem duas estrelas Michelin.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top