Depois do Anfíbio, Miguel Rocha Vieira assume novo desafio. E não é (só) um restaurante

O chef português, que conta com três estrelas Michelin no currículo, assume, juntamente com o francês Pierre-Olivier Petit, o departamento de food and beverages do grupo AHM – Ace Hospitality Management, que gere oito hotéis em Portugal.

Em novembro de 2023, Miguel Rocha Vieira surpreendida ao abandonar os comandos do Anfíbio, restaurante na Doca da Marinha, em Lisboa, menos de um ano depois da abertura do espaço. Agora, o chef de 45 anos, volta a surpreender com uma novidade profissional.

Miguel Rocha Vieira vai, juntamente com o chef francês Pierre-Olivier Petit, liderar a gastronomia de oito unidades hoteleiras do grupo Mercan em Portugal, que são geridas pela da AHM – Ace Hospitality Management. “O objetivo é criar diferentes marcas e identidades gastronómicas, apostando na qualidade, inovação e portugalidade”, pode ler-se em comunicado enviado pela AHM.

10 restaurantes, 5 bares e 2 rooftops vão passar a estar sob a alçada da dupla de chefs. A partir de março, Rocha Vieira e Petit vão intervir nos restaurantes da Casa da Companhia (Porto), Arts Hotel (Porto), Sé Catedral Hotel (Porto) e Fontinha Hotel (Porto), no rooftop, bar e restaurante do Renaissance Porto Lapa Hotel (Porto) e no rooftop do Hilton Garden Inn (Évora).

Miguel Rocha Vieira e Pierre-Olivier Petit com Mariano Vaz, CEO da AHM
Miguel Rocha Vieira e Pierre-Olivier Petit com Mariano Vaz, CEO da AHM

“Tenho sempre sido associado ao fine dining, mas gosto de me reinventar, de aprender e de fazer coisas diferentes. Criar algo do zero, poder estar presente de norte a sul do país e ter a oportunidade de quebrar este estigma associado aos restaurantes de hotel é algo muito interessante e estimulante. Este investimento vai permitir-nos deixar uma marca no universo da hotelaria em Portugal, penso que 2024 não poderia ter começado da melhor forma”, diz Miguel Rocha Vieira em comunicado.

Mas desengane-se quem pensa que o também jurado do “Masterchef Portugal”, que tem três estrelas Michelin no currículo (uma conquistada em Portugal, no restaurante Fortaleza do Guincho, e duas na Hungria, no Costes e Costes Downtown) vai ficar arredado das cozinhas. Enquanto o chef francês estará responsável pela gestão da parte logística e financeira das operações, Miguel Rocha Vieira vai estar nas cozinhas, “garantindo a qualidade do produto e o acompanhamento das equipas, compostas por um total de 250 colaboradores”, avança ainda a AHM em comunicado.

Ao longo de 2024, o grupo Mercan vai investir 54,6 milhões de euros em Portugal, que se vão traduzir na inauguração de três novos hotéis, no Porto, em Évora e em Beja.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top