Do fusilli ao penne. 3 receitas de massa criadas por chefs que pode fazer em casa

A conjugação dos ingredientes e as regras no modo de preparação foram pensados por quem mais sabe, desde o eterno Antonhy Bourdain, a Jamie Oliver ou ainda a chef Chiara Ferro, do restaurante Osteria.

Nada pior do que passar horas na cozinha, sujar todo o arsenal de panelas e o resultado do prato ser médio ou, pior, intragável.

Por isso, o melhor é não se pôr a inventar. O truque está, na realidade, em imitar. Imitar quem melhor sabe porque, garantindo que o investimento na cozinha dará os seus frutos. E se as receitas puderem ser simples, melhor ainda — sim, pratos saborosos não têm necessariamente de nascer de modos de preparação cheios de etapas e de processos complexos. 

Fica a dica da MAGG para a próxima semana: experimente estas três receitas de massa criadas por chefs conceituados, desde Jamie Oliver a Anthony Bourdain.

Fusilli gratinado no forno com atum e tomate, de Chiara Ferro

massas

Ingredientes:
400g de fusilli
1 lata de polpa de tomate de boa qualidade
10 tomates-cereja ou 2 tomates com rama, maduros
2 dentes de alho
1 cebola
Sal q.b
2 latas de atum
1 molho de salsa
200g de pão ralado
1 copo de azeite virgem extra

Modo de preparação:
Numa frigideira antiaderente, colocar metade do azeite e a cebola finamente picada. Deixar fritar durante dois minutos a cebola com um pouco de sal e, a seguir, adicionar 1 dente de alho picadinho. Juntar o tomate-cereja ou de rama, cortado em cubinhos, e deixar murchar um pouco. Adicionar a polpa de tomate em lata e o atum. Reduzir o lume e deixar cozinhar durante 30 minutos. Se necessário, acrescentar um pouco de água.
Numa outra frigideira antiaderente, colocar o resto do azeite, o outro dente de alho também picadinho, o pão ralado e a salsa picada. Saltear até ficar tudo levemente torrado, mas ainda verde da cor da salsa.
Entretanto, colocar a ferver uma panela com água e sal, para cozer a pasta. Aquecer o forno a 250 graus, seleccionando o modo grill.
Quando a pasta estiver al dente, misturar com o molho de tomate, colocar num pirex e polvinhar com bastante pão ralado, como se fosse queijo. Deixar a moldar na forma durante 5 minutos. Vá dando sempre um olho, porque é muito fácil queimar demasiado o pão torrado.

Esta receita é de Chiara Ferro, chef do restaurante italiano Osteria, incluido no livro “Al Dente“.

Penne com carbonara de courgete, de Jamie Oliver

massas

Ingredientes:
6 courgetes médias
500 g de penne
4 ovos grandes de galinhas criadas ao ar livre
100 ml natas
1 punhado pequeno de queijo parmesão
Azeite
6 fatias de bacon
½ molho de tomilho fresco (15g)

Modo de preparação:
Coloque uma panela grande com água e sal e, quando estiver a ferver, adicione o penne. Entretanto, corte ao meio a courgete e depois em tiras longitudinais. Retire a parte do meio, mais fofa e volte a cortar, de modo a que fique numa forma semelhantes à da massa penne. Para fazer o molho cremoso de carbonara, separe os ovos e coloque as gemas numa tigela (guardando as claras para outra receita). Adicione as natas, rale o parmesão e misture com um garfo. Tempere levemente com sal marinho e pimenta do reino e reserve.
Aqueça uma frigideira muito grande (35 cm serve) E adicione um pouco de azeite. Corte o bacon em fatias grossas e frite até dourar e ficar crocante. Adicione as fatias de courgete e 2 grandes pitadas de pimenta do reino. Pique as folhas de tomilho e polvilhe na frigideira. Mexa tudo, de modo a que a courgete fique cobertas com a gordura do bacon. Frite até que esta fique mais mole e dourada.
Quando a massa estiver cozida, escorra-a, reservando um pouco da água da cozedura. Imediatamente a seguir, misture o macarrão na panela onde está a courgete e o bacon, retire do lume e adicione uma concha da água reservada e o molho cremoso. Mexa rapidamente. Rale o resto do parmesão e adiciona um pouco mais de água, caso necessário, para que o molho fique brilhante e cremoso. Sirva imediatamente.

Esta receita é do chef Jamie Oliver.

Tagliolini em cama de parmesão, a preferida de Anthony Bourdain

massas

Ingredientes:
250g de tagliolini
1 colher de sopa de pimenta-preta moída no momento
2 colheres de sopa de manteiga
200g de queijo pecorino romano ralado
100g de queijo parmesão ralado fininho

Modo de preparação:
Comece por fazer a cama crocante de parmesão: aqueça ligeiramente uma frigideira antiaderente, espalhe o parmesão ralado de forma a que se crie um círculo de cerca de 15cm de diâmetro. Deixe cozinhar levemente durante três minutos. Quando o queijo estiver derretido, desligue o lume, deixe o círculo ganhar consistência e retire com a ajuda de uma espátula, colocando-o por cima de uma forma de cupcake, de 5cm de altura, virada ao contrário. O queijo vai solidificar com a forma de uma taça e, quando estiver bem duro e crocante, está pronto a servir. Enquanto solidifica, coza a massa al dente num litro e meio de água, seguindo as instruções da embalagem. 3 minutos antes do tempo recomendado, retire a massa de dentro de água. Coloque a manteiga, juntamente com 350 ml de água one ferveu a massa, dentro de uma panela quente. Espalhe pimenta preta por cima e deixe derreter. Junte a massa escorrida à panela e vai mexendo bem até absorver quase toda a água. Retire do lume, misture bem o queijo pecorino ainda na panela e sirva em cima da taça de parmesão crocante.

Esta receita está no livro “As 99 Melhores Receitas do Casal Mistério“.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top