Quer ser vegetariano? Experimente durante 15 dias com esta app (e pode comer mac and cheese)

A alimentação vegetariana tem cada vez mais adeptos. Se quer juntar-se ao grupo ou incluir ainda mais pratos sem proteína animal na sua dieta, esta aplicação dá-lhe receitas e dicas para cozinhar de forma saborosa e nutritiva.

Janeiro é um mês cheio de promessas. Uns prometem começar a fazer exercício, outros a ler um livro por mês e ainda há aqueles focados em comer melhor. Neste último ponto, tanto cabe uma alimentação mais equilibrada, como mais amiga do ambiente e é para isso que surge a aplicação VeggieKit. Tem receitas vegetarianas, fáceis e ainda dicas e apoio de nutricionistas para tirar todas as dúvidas sobre este tipo de alimentação.

O VeggieKit, da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), começou com um livro lançado em 2019, passou depois para um site com o mesmo nome e agora está ao passo de apenas uns cliques ao abrir a app gratuita no telemóvel.

“Sentimos que o site, no fundo uma extensão da versão impressa, já não era suficiente, porque hoje em dia a maior parte das pessoas leva o telemóvel no bolso e é o que usa para aceder à internet. Então achámos que para as pessoas, seja ao preparar um prato vegetariano ou a tentarem informar-se, seria mais fácil se estivesse tudo condensado numa aplicação”, diz Nuno Alvim, presidente da direção da AVP, à MAGG, acrescentando que avançaram com a app após perceberem que havia uma lacuna na oferta de apps de qualidade em português sobre esta temática.

Dado que a procura por restaurantes vegetarianos aumentou em 2021, esta nova app disponibiliza ainda um desafio de duas semanas, o Desafio Veggie de 15 Dias, que convida os portugueses a terem uma alimentação vegetariana durante este período de tempo através das receitas disponibilizadas e não só.

Desafio Veggie de 15 Dias
Desafio Veggie de 15 Diascréditos: divulgação

“As pessoas podem fazer um desafio de 15 dias com orientação, inclusive com o apoio de mentores e nutricionistas. Existe também uma secção com vídeos curtos de vários influenciadores e pessoas na área da alimentação de base vegetal que convidámos para explicar o processo de ir às compras e de cozinhar, porque, no fundo, acaba por ser uma transformação, quer no estilo de vida, como naquilo que colocamos na dispensa e frigorifico”, explica Nuno Alvim.

O apoio de nutricionistas é uma das principais vantagens de aderir ao desafio da VeggieKit, uma vez que existem muitos mitos em torno da temática, como a ingestão insuficiente de proteína ou da temida falta da vitamina B12 ao seguir uma alimentação vegetariana. A ajuda dos profissionais na área da nutrição só está acessível durante o desafio, no entanto, quem quiser pode repeti-lo por mais duas semanas e aí continuará a ter as dúvidas respondidas no imediato e a ser incentivado pelas receitas.

Na app VeggieKit é ainda possível fazer quizzes interativos e marcar nos favoritos receitas que vai querer fazer mais tarde, ficando assim guardadas para comprar o que é necessário numa próxima ida ao supermercado — adiantando uma das dicas da app, a organização é a chave desta e de toda a alimentação que se quer equilibrada.

Espreite algumas das receitas que pode encontrar na nova app.

Mac and cheese sem queijo e com todo o aspeto de babar

No que diz respeito a receitas, a app tem ideias desde o pequeno-almoço ao jantar e algumas que são capazes de surpreender até os mais céticos sobre a alimentação vegetariana. “Temos pratos muito variados de vários autores e chefs de cozinha vegetariana de todo o País e acho que as pessoas vão ficar muito satisfeitas”, refere o presidente da direção da AVP sobre a app concebida para ser mais “inclusiva”, o que justifica o facto de todas as receitas serem “100% vegetais” e não exclusivamente vegan.

Entre os chefs e cozinheiros está Nuno Mota (mais conhecido como Alho Francês e responsável pelos donuts da Damn Doughnuts), Vânia Ribeiro, autora do blogue “Made by Choices”, e ainda a nutricionista Sandra Gomes Silva, autora do livro e página de Instagram “O Vegetariano”.

Para aguçar a curiosidade e perceber como fazer uma alimentação vegetal pode consistir em comer num dia um salteado de legumes e noutro um mac and cheese, deixamos três receitas que vai encontrar na app VeggieKit.

Está disponível para Android e em breve também em iOS.

Cogumelos à Bulhão Pato

Cogumelos à Bulhão Pato
Cogumelos à Bulhão Patocréditos: veggiekit

Ingredientes:
— 250 gramas de cogumelos shiitake
— 1 limão
— 2 dentes alho
— Coentros q.b.
— Mostarda dijon q.b. ( a picante cria um contraste mais interessante )
— Vinho branco q.b.
— Azeite q.b.

Modo de preparação:
Numa frigideira com azeite bem quente, coloque os cogumelos cortados ao meio e deixe fritar bem. Junte o vinho branco que vai fazer com que se descole tudo da frigideira. Coloque depois uma colher de sobremesa da mostarda e junte os coentros. Adicione lâminas de alho sem pedúnculo e esprema sumo de limão. Como o lume está alto, o molho solidifica muito rápido. Sirva imediatamente, polvilhando com coentros picados e mais sumo de limão para ficar bem vibrante. Acompanhe com fatias de pão torrado para sugar o molho todo.

Esta receita é do chef Alho Francês.

Mac and Cheese

Mac and Cheese
Mac and Cheesecréditos: veggiekit

Ingredientes:
— 300 gramas de macarrão
— 225 gramas de batata amarela
— 15 gramas de cenoura
— 50 gramas de cebola picada
— ¾ copo de água da cozedura dos vegetais
— 75 gramas de cajus
— ¼ copo de leite de coco
— 4 colheres de sopa (cheias) de levedura de cerveja
— 1 colher de sopa de sumo de limão
— 1 pitada de paprica
— Alho em Pó a gosto
— Pimenta a gosto

Modo de preparação:
Coza o macarrão al dente, de acordo com as instruções da embalagem, escorra a água e reserve à parte.
Numa panela à parte, coza a batata, a cenoura e a cebola, até ficarem macias para transformar em puré. O tempo de cozedura varia dependendo da espessura dos vegetais.

Num processador de alimentos, coloque os vegetais cozidos e 3/4 de água da cozedura, com os restantes ingredientes, deixando o macarrão de parte. Processe até obter uma textura suave. Misture o molho de queijo vegano sobre o macarrão e sirva.

Suspiros sem Ovo

Suspiros – Sem Ovo
Suspiros – Sem Ovocréditos: veggiekit

Ingredientes:
— 140 ml de água de cozedura de grão de bico, ou de uma lata de grão
— ¾ de Copo de Açúcar
— 1 colher de chá de essência de baunilha
— Sumo de meio limão

Modo de preparação:
Pré-aqueça o fogão a 100ºC. Comece por bater a água de grão de bico durante cinco minutos até começar a ganhar uma consistência firme. Lentamente, adicione os restantes ingredientes, começando pelo açúcar e terminando com o sumo de limão. Bata mais 10-15 minutos e verifique se a clara de neve está firme. Se pingar, continue a bater até ficar com a consistência de uma mousse. Cozinhe cerca de quatro horas, ou menos se preferir que fiquem mais fofinhos. Deixe arrefecer lentamente dentro do fogão.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top