De agarrar os genitais ao lado da infanta ao beijo na boca à futebolista. Presidente da federação espanhola ensombra vitória

Luis Rubiales, presidente da federação espanhola de futebol, conseguiu roubar as atenções da vitória da seleção feminina no Mundial ao ter uma série de comportamentos questionáveis durante a final, que aconteceu este domingo, 20.

Luis Rubiales acabou por roubar as atenções da vitória da seleção feminina de futebol no Mundial e não pelas melhores razões. O presidente da federação espanhola de futebol teve uma série de gestos questionáveis, que culminaram com um beijo na boca a uma das jogadoras, Jenni Hermoso. Tudo aconteceu este domingo, 20 de agosto, após a vitória da Espanha sobre Inglaterra, na final do Mundial de futebol feminino em Sidney, Austrália.

Após o apito final, ainda no camarote presidencial e ao lado da rainha Letizia e da infanta Sofía, de 16 anos, Rubiales tem um gesto no mínimo pouco cavalheiresco. Eufórico com a vitória, agita os braços, agarra os genitais e murmura “chupem!”. Um insulto que, em princípio, seria dirigido à seleção inglesa.

Antes do polémico beijo a Jenni Hermoso, o presidente da federação espanhola de futebol já tinha tido um gesto semelhante, mas com Olga Carmona. A futebolista, que viria a saber mais tarde que o pai tinha morrido nesse mesmo dia, recebeu um beijo na cara de Rubiales quando estava distraída a tirar uma selfie com uma colega.

Rubiales a beijar na cara Olga Carmona
Rubiales a beijar na cara Olga Carmona

E já no pódio, quando as futebolistas celebravam o triunfo e recebiam as medalhas de campeãs, eis o beijo da polémica. Ao cumprimentar Jenni Hermoso, Rubiales agarra-lhe na cabeça e beija-a na boca. Este gesto aconteceu com a infanta Sofía a seu lado, que não pareceu dar-se conta do que estava a acontecer.

 Veja o vídeo

Após o sucedido, e num direto no Instagram, Jenni Hermoso comentava, a sorrir, que não tinha gostado do gesto e diz ainda “o que é que eu havia de fazer?”.

Invalid Instagram URL. Please use format: https://www.instagram.com/p/POST_ID/

View on Instagram

No entanto, algum tempo depois, em declarações à agência EFE, a futebolista de 33 anos desvalorizava o episódio. “Foi um gesto mútuo totalmente espontâneo pela enorme alegria de ganhar um Mundial. Eu e o presidente temos uma ótima relação, o comportamento dele com todas nós foi excelente e foi um gesto natural de carinho e agradecimento. Não vamos desviar-nos do mais importante.”

Rubiales já veio a público dizer que foi “um chocho entre amigos que estão a festejar” e que quem critica o alegado não consentimento de Jenni Hermoso são “otários que não sabem ver o lado positivo”. Em entrevista à rádio COPE foi mais longe, dizendo que “não faz caso dos idiotas e dos estúpidos”. “Foi uma coisa sem maldade nenhuma, foi uma palermice. Não façamos caso dessas estupidezes.”

A natureza da relação entre Jenni Hermoso e Luis Rubiales não é publicamente conhecida. Os dois protagonistas deste episódio falam de amizade e já vieram desvalorizar o sucedido. No entanto, em Espanha, está instalada a polémica. As ministras da Igualdade e dos Direitos Sociais e Agenda 2023 já vieram a público condenar este episódio, que classificam de “violência sexual”.

“Aceitamos que dar um beijo sem consentimento é ‘algo que acontece’. É uma forma de violência sexual que as mulheres sofrem de forma quotidiana e, até agora, invisível, e que não podemos normalizar. É tarefa de toda a sociedade. O consentimento no centro. Só sim é sim”, escreveu Irene Montero na rede social X.

Ione Belarra partilhou o tweet da ministra da Igualdade e acrescentou: “Se fazem isto com toda a Espanha a ver, imaginem o que farão em privado”.

 

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top