A concorrente, que esteve envolvida numa polémica com o diretor do concurso, foi a vencedora da edição de 2025 do certame.
Apesar de toda a polémica com o diretor do concurso em que a concorrente esteve envolvida, a representante do México, Fatima Bosch Fernández, de 25 anos, foi coroada Miss Universo 2025, esta quinta-feira, 20 de novembro, no concurso que aconteceu em Bangkok, na Tailândia, e contou com representantes de mais de 120 países.
O Top 5 do concurso incluiu a Miss Costa do Marfim, Miss Venezuela, Miss Filipinas e Miss Tailândia, que ficou em segundo lugar, atrás de Fatima Bosch Fernández. Já Camila Vitorino, a concorrente que estava a representar Portugal no certame, não chegou a classificar-se para o Top 30, embora fosse uma das concorrentes preferidas nas redes sociais.
Como é tradição, as candidatas desfilaram em vestidos de gala, trajes típicos das suas culturas e passaram pelas etapas de entrevistas, momento decisivo para o júri internacional. As finalistas responderam a várias perguntas, tendo sido questionadas sobre qual questão global levariam à Assembleia Geral das Nações Unidas e como usariam a plataforma Miss Universo para dar poder às jovens, diz a CNN.
Mas, afinal, quem é vencedora? Fatima Bosch Fernández nasceu a 19 de maio de 2000 em Teapa, Tabasco, e construiu uma carreira notável com formação internacional em moda, nas escolas Nuova Accademia di Belle Arti, em Milão, e no Lyndon Institute, em Vermont, nos Estados Unidos, a par da sua experiência em concursos (e uma postura firme diante de situações de pressão, claro, mas já lá vamos).
Em abril de 2018, foi coroada Flor de Oro Tabasco, tornando-se a décima representante do seu município, Teapa, a conquistar o título. A partir daí, consolidou o seu nome nos concursos nacionais. Em setembro de 2025, venceu a segunda edição do Miss Universo México, em Zapopan, Jalisco, que lhe garantiu um lugar para ser a primeira mulher de Tabasco a representar o México no certame internacional.
Mas nem tudo foram rosas. Durante a competição deste ano, foi humilhada pelo diretor do concurso. Tudo aconteceu durante uma cerimónia em Banguecoque, onde Nawat Itsaragrisil repreendeu Fatima Bosch por não ter publicado conteúdos promocionais nas redes sociais. Perante dezenas de concorrentes, levantou a voz, ordenou que ela se calasse e chegou a chamar a segurança, ameaçando desclassificar quem a apoiasse, segundo a BBC.
A mexicana, visivelmente desconfortável, abandonou o local, sendo seguida por outras participantes. O vídeo do confronto, rapidamente partilhado online, e que entretanto viralizou, mostra Nawat Itsaragrisil a perder o controlo, tendo chamado “idiota” à concorrente. O comportamento do tailandês gerou uma reação imediata da Miss Universe Organization (MUO) e este acabou por pedir desculpa, em lágrimas.
