A estrela da série “Orange is the New Black” viu um amigo a ser agredido, depois de este a defender de um homem. “Tenho uma longa história de assédio”, desabafa.
Laverne Cox, uma das protagonistas da série da Netflix “Orange is the New Black“, esteve envolvida num ataque transfóbico em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Num vídeo publicado no Instagram, a atriz dá conta do acontecimento: estava a dar um passeio com um amigo quando um homem “agressivamente” lhe perguntou pelas horas. Conforme a amigo olhou para o relógio, o homem dirigiu-se a Cox perguntando-lhe se ela era um “homem ou uma mulher”.
Nesse momento, o seu amigo, defendeu-a, responde ao homem (terá dito “fuck off”) e foi aí que foi atacado. “Estou em choque”, disse Cox no vídeo. “Estou a andar. Estou a ver tudo isto a acontecer e, de repente, o homem está a atacar a minha amigo”.
“Tirei o meu telefone, telefonei para o 911 [polícia]… De repente, acabou e ele foi-se embora. Guardo o meu telefone e pergunto: ‘O que é que acabou de acontecer?'”.
Apesar do choque, a atriz não está surpreendida: “Tenho uma longa história de assédio”, conta. “O mundo não é um sítio seguro. Não gosto de pensar muito nisto, mas é verdade. Não estás a salvo se és uma pessoa trans. Obviamente eu sei bem isso.”
A atriz questiona: “Estou com um hoodie e umas calças de yoga. Estou completamente tapada, tenho a máscara posta. O que é que interessa se sou trans? Em que é que isto afeta a tua vida?”.
O estatuto não importa. “Não interessa quem é que és. Podes ser a Laverne Cox, ou lá o que isso significa. Se fores trans, vais experienciar coisas destas. Felizmente, a minha amigo está a salvo. Felizmente, eu estou a salvo.”
Laverne Cox foi a primeira pessoa trans a ser nomeada para uma Emmy, pelo seu papel como Sophie Burset, em “Orange is the New Black”, a série da Netflix que relata o dia-a-dia de uma série de mulheres numa prisão. Em 2020, na mesma plataforma de streaming, estreou “Disclosure“, um documentário em que crítica Hollywood por alimentar estereótipos e preconceitos em relação a pessoas trans.