Nascido em Voghera, em Itália, no ano de 1932, Ludovico Clemente Garavani deu os seus primeiros passos no mundo da moda em Paris. Morreu esta segunda-feira, 19 de janeiro.
Ludovico Clemente Garavani, mais conhecido como Valentino e um dos designers de moda mais icónicos das últimas gerações, morreu aos 93 anos. A notícia foi avançada pela Fundação Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti esta segunda-feira, 19 de janeiro, através de uma publicação no Instagram, onde informam que Valentino “morreu tranquilamente na sua casa em Roma, junto da sua família”.
Minutos depois, a Fundação anunciou o velório, marcado para quarta-feira e quinta-feira, 21 e 22 de janeiro, em Roma, seguido do funeral, na sexta-feira, 23. Nos comentários, foram vários os internautas que deixaram as suas condolências à família de Valentino, deixando claro que o designer era “o imperador da moda”, “o rei da elegância” e um dos melhores artistas dos últimos tempos.
Nascido em Voghera, em Itália, no ano de 1932, Ludovico Clemente Garavani deu os seus primeiros passos no mundo da moda numa das capitais desta arte, em Paris, segundo o jornal italiano “Corriere“. 26 anos depois abriu sua própria oficina de alfaiataria em Roma, a conhecida Maison Valentino, e foi em 1962 que a sua carreira arrancou.
Vestiu inúmeras estrelas de Hollywood e a sua marca ficou conhecida pelos vestidos luxuosos e femininos, tornando-se num grande símbolo de autêntico glamour. Giancarlo Giammetti, que acabou por se tornar seu sócio, foi um dos seus grandes impulsionadores, tendo ajudado Valentino a meter o seu sonho no patamar da alta costura italiana, e os dois acabaram por vender a marca em 1998. Em 2007, Valentino despediu-se oficialmente do mundo da moda.