Ainda não sabe onde votar? Explicamos tudo o que precisa de saber antes das eleições deste domingo

Este domingo, 18 de maio, os portugueses vão novamente às urnas para escolher os representantes no Parlamento.

É a terceira eleição legislativa em pouco mais de três anos. A convocação surge após a queda do Governo de Luís Montenegro, que perdeu uma moção de confiança a 11 de abril, causada por uma crise política em torno da consultora de proteção de dados ligada à família.

Se ainda não sabe onde votar ou como confirmar a sua mesa de voto, não se preocupe. A MAGG explica-lhe.

Quem pode votar?

Todos os cidadãos portugueses com 18 anos ou mais e devidamente inscritos no recenseamento eleitoral. Até quem faz anos neste domingo pode votar.

Onde votar?

A informação sobre o local de voto fica disponível 15 dias antes das eleições ou do referendo. E a partir daí, a consulta do recenseamento eleitoral pode ser feita a qualquer momento e de várias formas.

Na internet através do Portal de Recenseamento Eleitoral

  • com o seu Número de Identificação Civil – introduza o seu Número de Identificação Civil (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade) e a sua data de nascimento no formato AAAAMMDD (Ano / Mês / Dia)
  • com o seu nome – introduza o seu nome completo e a sua data de nascimento no formato AAAAMMDD.

Por SMS com o seguinte formato:

  • escreva a seguinte mensagem: RE nº de Identificação Civil data de nascimento no formato AAAAMMDD (exemplo: RE 12345678 19531007);
  • envie para o número 3838 (serviço gratuito);
  • No estrangeiro, pode enviar um SMS para +351 962 171 000 (escrevendo RE, espaço, nº de BI ou CC, espaço, Data de Nascimento no molde: AAAAMMDD).

E o número de eleitor?

O número de eleitor foi eliminado e as mesas de voto passaram a estar organizadas por ordem alfabética. Cada cidadão é identificado pelo seu documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade). Se quiser votar, não se esqueça da documentação em casa.

 

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top