O ritmo da vacinação vai abrandar durante a época festiva. Grande parte dos centros de vacinação vai fechar durante vários dias mediante indicações das autoridades de saúde.
Neste período natalício, vários centros de vacinação do País vão estar encerrados. Há centros que fecham quatro dias esta semana, embora existam exceções, como adiantou o “Observador“. Ainda estão por confirmar os dias com menos centros de vacinação na altura do Ano Novo.
Mesmo que esteja “previsto que os Centros de Vacinação contra a COVID-19 fechem de 23 a 26 de dezembro”, “alguns” tencionam “manter a atividade no dia 23”, esclareceu o mesmo jornal. Em Cascais, por exemplo, pelo menos dois centros de vacinação estarão fechados.
Foi a Câmara Municipal de Cascais quem o confirmou. “Os Centros de Vacinação do Estoril e S. Domingos de Rana vão estar encerrados de 23 a 26 de dezembro”, escreveram nas redes sociais. Este encerramento deve-se, de acordo com a autarquia, a “indicações das autoridades de saúde”.
Mas “há locais a fechar oito e nove dias”, de acordo com o jornal “i“, . O jornal afirma ainda que Monte Abraão comunicou à população “que o centro de vacinação estará fechado no Natal quatro dias e no Ano Novo cinco”. Esta interrupção na vacinação pode dever-se a uma “orientação para dar descanso aos profissionais”, como avançou a publicação.
Esta terça-feira, 21 de dezembro, o conselho de ministros vai reunir-se para adotar novas medidas de prevenção face ao escalar da situação epidemiológica em Portugal. Também esta terça-feira, António Costa irá falar aos portugueses para revelar as mesmas medidas a adotar nos próximos dias.
“Esta antecipação resulta do facto de propostas recebidas pelo grupo de epidemiologista que têm apoiado o executivo. Como são medidas com impacto na vida das pessoas, convém que sejam tomadas com antecedência, tendo em vista tornar possível uma melhor preparação e adaptação”, explicou uma fonte oficial do Executivo à Lusa, tal como escreve o “Observador”.