Depois de tragédia fatal em Lisboa, há mais um elevador encerrado em Portugal (e sem data para reabrir)

As entidades reguladoras recomendaram a substituição do cabo de tração do elevador, intervenção já prevista para outubro. Decisão vem no rescaldo da tragédia no elevador da Glória, onde o descarrilamento matou 16 pessoas.

O Ascensor da Nazaré, no distrito de Leiria, está encerrado ao público a partir desta quarta-feira, 10 de setembro, sem data prevista para reabertura, anunciou a autarquia em comunicado, escreve o “Correio da Manhã”. A decisão surge no âmbito de uma avaliação técnica nacional aos equipamentos de transporte por cabo, medida que visa reforçar a segurança dos utilizadores.

De acordo com os Serviços Municipalizados da Nazaré, o ascensor foi recentemente alvo de inspeções por entidades externas especializadas, como o Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), que não identificaram qualquer reserva à sua utilização.

Mourinho apanhado na praia com uma mulher
Ver artigo

No entanto, as entidades reguladoras recomendaram a substituição do cabo de tração, intervenção já prevista para outubro. Assim, e enquanto não houver nova validação técnica, o equipamento permanecerá parado.

Durante o período de encerramento, será assegurado um serviço alternativo de transporte por autocarro, garantindo a mobilidade entre a praia e o Sítio da Nazaré.

Esta decisão surge depois da tragédia em Lisboa, onde o descarrilamento do Elevador da Glória matou 16 pessoas. Relativamente aos restantes elevadores e funiculares da capital —elevadores da Bica e do Lavra e funicular da Graça —, não existe uma data de reabertura. “Enquanto não estiverem esclarecidas e asseguradas as condições de segurança, não poderão estar em condições de abrir ao público”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Lisboa Filipe Anacoreta Correia à rádio “Observador”.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top