A marca Nestlé emitiu um comunicado com os lotes específicos onde existe uma “potencial presença” de uma toxina que pode causar vómitos intensos. Quem os já tiver comprado, pode ser reembolsado.
A Nestlé, famosa marca de alimentação, anunciou durante a tarde de segunda-feira, 5 de janeiro, que decidiu retirar “preventivamente” do mercado alguns lotes de fórmulas infantis. Ao que tudo indica, foi encontrada uma “potencial presença de Cereulida”, uma toxina, “numa matéria-prima”, segundo o comunicado que deixaram no site oficial da marca, pelo que acharam melhor retirar vários produtos das estantes em países como Portugal, Alemanha, Itália, Dinamarca e Suécia.
Os produtos retirados fazem parte das gamas NAN e Alfamino Júnior, mais precisamente os lotes PreNAN 400g, NAN SUPREMEPro 1 e 2 (800g), NAN TOTAL 1 (400g e 800g), NAN TOTAL 2, NAN OPTIPRO 1 (800g e 200ml), NAN AR (800g) e Alfamino Júnior. De acordo com as informações disponibilizadas no site, a toxina pode “causar vómitos intensos e diarreia” nas crianças, podendo chegar a uma intoxicação alimentar, pelo que o mais seguro foi retirar os produtos e perceber se os já vendidos podem ter esta toxina.
Para o fazer, basta encontrar o lote do produto comprado na base da lata ou no topo da embalagem, e perceber se coincide com aqueles que foram retirados. A Nestlé também criou uma página com mais indicações (que pode consultar aqui) para perceber se o produto comprado precisa de ser substituído, e se vir que o seu não faz parte destas gamas e destes lotes, é seguro continuar a usar na alimentação do seu bebé.
No entanto, se fizer parte destes lotes, existe um formulário que pode preencher para ser reembolsado. Além disso, a marca avança que, se existirem sintomas, estes aparecem entre 30 minutos e seis horas após o consumo, mas que “até ao momento não foi confirmada nenhuma incidência associada ao consumo destes lotes”.
