Jogador da Seleção Nacional de râguebi tem novo projeto que apela à saúde mental. Conheça “Inside the Game”

À MAGG, Raffaele Storti contou mais sobre o projeto, que procura mostrar um outro lado do desporto por vezes esquecido. Leia a entrevista e saiba onde pode ver “Inside the Game”.

Brilhou com uma época de sonho em 2022, fez parte do sucesso da Seleção Nacional de râguebi em 2023 e, agora, lançou um projeto que promete ser transformador. Raffaele Storti, jogador português de 25 anos, embarcou na viagem das redes sociais ao lançar “Inside the Game”, uma série de vídeos quinzenais onde mostra o outro lado do desporto – a dor, a família, o compromisso e, acima de tudo, a saúde mental. Com o objetivo de inspirar não só todos os jovens como também já adultos, o projeto tem vindo a conquistar o seu espaço entre os internautas.

“Este novo projeto serve para mostrar a vida do atleta profissional. Não só o que as pessoas veem na televisão, os 80 minutos de jogo, mas também tudo o que envolve a parte da recuperação, da alimentação, do balneário, da parte mental, da pressão, da ansiedade que os jogadores também sofrem, que por vezes ainda é um bocado tabu no desporto”, começou por explicar Raffaele Storti. A ideia nasceu em 2024, quando o jogador viu a sua carreira a passar por um momento de estagnação, e sentia que não conseguia perceber se outros atletas sentiam o mesmo. 

Desta forma, decidiu mostrá-lo ele, para que todos percebam que, não só no râguebi mas em qualquer desporto, nunca ninguém está sozinho. Eu passei por um momento menos bom na minha carreira, quando mudei de equipa em Paris e estava numa liga diferente, deixei de ter tanto tempo em campo e isso afetou-me. As coisas não correram como estava à espera, e na altura sentia a falta desta partilha, acho que me teria ajudado ver atletas ou desportistas que estivessem a passar por algo semelhante”, explicou.

Espreite um dos episódios.

Assim, “Inside the Game” é composto por vários vídeos no Instagram e em plataforma como o TikTok e o Spotify, onde Raffaele Storti normalmente se foca num tema e explora até ao final do episódio – e todos editados por Manuel Cardoso Pinto, colega da Seleção Nacional. Os vídeos no Instagram são o grande foco, com os que já foram lançados a terem temas como a resiliência ou novos desafios, sendo que também há espaço para abordar assuntos como a depressão e a ansiedade. Os vídeos do TikTok são mais pequenos, e no Spotify encontra o podcast do projeto.

E como o próprio jogador de râguebi diz, não há guiões, não há frases feitas, não há ideia fixa para gravar os vídeos. É tudo feito de maneira espontânea, para que o público perceba a vida real destes atletas e aquilo que eles enfrentam todos os dias, quer seja em dias de treino, jogo ou folgas. Além disso, Raffaele Storti aproveitou também para dar palco a colegas e amigos do desporto, que acredita que são uma mais valia para o projeto, até porque “cada um tem a sua experiência pessoal e os seus desafios”. 

“Para mim é importante incorporar estas vozes porque, como eu abordo temas de saúde mental e não sou nenhum perito, quero falar sobre este tema através de experiências. E apesar de a minha experiência já ter algum conteúdo, porque eu passei por momentos difíceis também, há bastantes experiências e vivências diferentes que eu não tenho, e que são muito úteis para os jovens que podem passar por momentos semelhantes. E por isso é que acho que é importante ter estas vozes diferentes, de backgrounds diferentes, que são úteis e interessantes”, explicou. 

Conheça Raffaele Storti.

Mercearia STŌ

Mercearia STŌMercearia STŌMercearia STŌMercearia STŌMercearia STŌMercearia STŌ
Assim, a principal mensagem de “Inside the Game” é mesmo deixar explícito para todo o público que nem sempre um desporto é aquilo que parece ser. Apesar de toda a notoriedade que se tem dado ao râguebi, especialmente em Portugal, a verdade é que do lado de fora parece apenas um desporto arriscado e muito prático, mas a teoria do balneário e dos pensamentos intrusivos é o que mais sobressai. “É mostrar também esta parte das dificuldades que um atleta passa”, começou por dizer o jogador. 

“Não só para outros atletas que estejam a passar por momentos complicados, como também para mostrar a jovens que aspiram ser profissionais para o que é que vão”, continuou. “Apesar de eu ter a noção de que este tipo de dificuldades são normais no desporto, ao longo deste projeto, pelas mensagens que fui recebendo, percebi que é mais recorrente do que estava à espera e que os desportistas realmente passam por dificuldades que nem sempre partilham”, rematou Raffaele Storti.

Os episódios de “Inside the Game” estão disponíveis no Instagram, TikTok, Youtube e Spotify.

Veja o episódio do podcast.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top