Massa de ar quente só chega a sul. Temperaturas vão chegar aos 30ºC no Alentejo e continuam pelo fim de semana

Uma onda de calor vinda do norte de África vai fazer disparar os termómetros. Porém, este fenómeno apenas se fará sentir no Alentejo. No resto do País vai continuar a chover.

Este ano, o verão de São Martinho vai chegar mais cedo. A partir desta quarta-feira, 26, e pelo menos até domingo, 30, são esperadas temperaturas muito elevadas em algumas zonas da Europa, incluindo Portugal — mesmo a tempo de aproveitar o feriado.

Uma massa de ar quente proveniente do norte de África vai fazer disparar os termómetros em várias regiões de Espanha, França e até Itália. No que toca ao nosso País, apenas o Alentejo sentirá este calor, que chegará aos 30ºC. A chuva e o frio irão manter-se no restante território.

Esta onda de calor vai fazer com que as temperaturas estejam 10ºC mais quentes do que o que seria considerado normal para esta altura do ano, assim como refere o “Observador”. No distrito de Évora, é expectável que se atinjam os 27ºC. Em Beja há regiões que poderão alcançar os 30ºC, como Moura ou Mourão.

Apesar destas máximas, o outono vai continuar no resto do País. Chove a norte e em Lisboa, pelo que, se quiser aproveitar este verão de São Martinho antecipado, terá de rumar ao Alentejo. Como dia 1, terça-feira, é feriado, porque não aproveitar para fazer uma ponte?

São estas as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que não descarta a possibilidade de estas temperaturas continuarem em novembro, num mês que está previsto ser mais quente e seco.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top