Maternidade de Santa Maria vai encerrar durante um ano. Mas há mais a fechar ou com restrições

Há nove maternidades que vão funcionar em rotatividade e duas que encerram mesmo: Santa Maria e Caldas da Rainha, para obras de remodelação. No total, são 27 em 41 maternidades do País que mantêm funcionamento na íntegra.

Existe um novo plano para os serviços de maternidade no verão de 2023, que prevê constrangimentos em várias zonas do País. A maternidade do Santa Maria vai estar fechada durante um ano para obras de remodelação. Já o hospital das Caldas da Rainha aponta que as suas obras durem, no mínimo, até novembro. Em Portimão, o bloco de partos vai sofrer condicionamentos entre junho e setembro, em fins de semana alternados, adianta a “SIC Notícias”.

A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou esta quinta-feira, 25 de maio, que o plano até setembro prevê que 27 das 41 maternidades do País se mantenham em pleno funcionamento. Nove maternidades vão estar ativas de forma rotativa e com dias de encerramento agendados e duas encerram mesmo, como mencionado: Caldas da Rainha encerra a partir de 1 de junho e Santa Maria a 1 de agosto.

As pessoas que estavam a ser seguidas durante a gravidez no hospital Santa Maria são encaminhadas para o hospital São Francisco Xavier, na freguesia de Belém. Nas Caldas da Rainha, passam a ser atendidas em Leiria.

Com estas alterações, há pelo menos três hospitais privados que se veem obrigados a prestar apoio às unidades de saúde do SNS entre os meses de junho e setembro, uma época crítica devido às férias de verão, explica a “SIC Notícias”.

Pode consultar o plano completo aqui.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top