A fábrica Autoeuropa, em Palmela, procedeu ao ajuste e testes de ferramentas que vão fazer parte da estrutura da nova versão da clássica carrinha da Volkswagen, mais conhecida como “pão de forma”.
As primeiras surgiram na década de 1950 e, com a mudança dos tempos, o modelo antigo foi substituído por um mais moderno e também mais alinhado com a evolução tecnológica. Surge assim a nova a Volkwagen ID. Buzz, que não será produzida em Portugal mas teve o dedo da fábrica portuguesa da Volkswagen, a Autoeuropa, em Palmela, que ajudou na finalização do modelo.
“A unidade de negócio de cunhos e cortantes da Volkswagen Autoeuropa faz parte do conjunto de parceiros que contribuiu para a finalização de ferramentas que irão dar origem à carroçaria do ID Buzz”, revelou a empresa em comunicado, citada pelo “Expresso“. A Autoeuropa “realizou trabalhos de ajuste e testes aos conjuntos de ferramentas novos que foram construídos pela Skoda”, marca que entra pela primeira vez em colaboração com a Volkwagen, tornando o projeto “particularmente importante”.
Mas em tudo este é um modelo ambicioso. “Do conjunto de 12 ferramentas, a unidade de cunhos e cortantes realizou o ajuste completo a seis que irão dar origem às laterais exteriores esquerda e direita do modelo ID Buzz, as maiores com que a equipa da Volkswagen Autoeuropa já trabalhou”, acrescenta a fábrica.
As peças serão enviadas para Hannover, onde a nova “pão de forma” vai começar a ser construída em março de 2022. A atualização da carrinha, que associada a viagens estrada fora ao longo destes anos, é que o convite à aventura se mantenha, mas agora com mais facilidades.
A Volkwagen anuncia que o novo modelo ID Buzz terá “um modo de condução totalmente autónomo”, um “conceito flexível dos bancos” para conseguir mais espaço, um visor head-up display de Realidade Aumentada para ver o caminho a seguir sem tirar os olhos da estrada, touchpad no volante, e, talvez o conceito mais estranho, o ID Buzz terá “olhos” com luzes LED inteligentes que “apontam para a direção desejada” e até detetam peões.

Ainda não se sabe em que data chegará ao mercado, apenas que a construção começará ainda no primeiro trimestre de 2022. Contudo, como diz a marca, “a expetativa também causa emoção”. Os preços, de acordo com o Observador, variarão entre os 40 000€ e os 60 000€.