Ponha o guarda-chuva na mala (mas só durante algum tempo). Depois da chuva, vem aí calor

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não são animadoras até segunda-feira, mas depois da depressão Evelyn tudo vai melhorar até ao fim de semana da Páscoa.

O fim de semana chega e não com o melhor tempo para passear. Esta sexta-feira, 8 de abril, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e persistente no Minho e Douro Litoral — tudo devido à depressão Diego. Contudo, o estado do tempo não vai melhorar com a chegada de outra depressão, Evelyn, já este domingo.

Sob aviso amarelo estão esta sexta-feira, 8, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu, aviso que vai permanecer entre as 9h e as 18h. O vento não melhora o cenário, sendo que a previsão do IPMA é de vento “por vezes forte no litoral e nas terras altas”.

Já sobre as temperaturas, são dadas boas e más notícias: na região norte e centro haverá esta sexta-feira uma pequena subida da temperatura mínima e pequena descida da temperatura máxima na região Norte e no grande Porto prevê-se uma pequena descida da temperatura máxima. Em Portugal continental e ilhas, as máximas vão andar entre os 12ºC e os 20ºC.

O estado do tempo para esta sexta-feira deve-se à depressão Diego, uma superfície frontal quente no norte de França, com efeitos indiretos sob Portugal na forma de precipitação que vai estender-se ao longo desta sexta-feira.  No entanto, depois de um sábado de céu muito nublado e chuva nas regiões do Norte e centro, o tempo volta a piorar com a depressão Evelyn.

Vai passar a cerca de 240 quilómetros a noroeste da ilha do Corvo, no arquipélago dos Açores, a partir deste domingo, 10, e afetará também o continente entre domingo e segunda-feira. O Evelyn vai agravar o estado do tempo e provocar períodos de chuva em todo o país, que passarão a aguaceiros na segunda-feira.

Uma vez que estará mais centrado nos Açores, o IPMA colocou as ilhas do arquipélago sob avisos amarelos e laranja entre esta sexta-feira e domingo.

Depois da passagem das depressões, o tempo vai melhorar até à Páscoa, com os termómetros a chegar aos 28ºC, em Santarém, no fim de semana de 16 e 17 de abril. Também Lisboa vai ter uma subida de temperatura, com os termómetros a chegar aos 25ºC no sábado, 16 de abril, e o Porto aos 21ºC. O Algarve, destino de muitas famílias que querem passar o fim de semana prolongado longe de casa, vai chegar aos 24ºC no dia que antecede o domingo de Páscoa.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top