Porto. Diretora do agrupamento de centros de saúde suspensa após casos de vacinação indevida

Dulce Pinto, diretora do agrupamento de centros de saúde do Porto oriental, foi temporariamente suspensa após confirmação de atos de vacinação indevida. Maria Cerqueira Gomes e filha foram indevidamente inoculadas.

O alerta surgiu ainda esta quinta-feira, 24 de junho, quando a apresentadora da TVI Maria Cerqueira Gomes revelou que tanto ela como a filha, Francisca, de 18 anos, haviam recebido a primeira dose da vacina contra a covid-19 numa iniciativa de vacinação aberta promovida pela junta de freguesia de Campanhã (Porto).

Esta sexta-feira, 25 de junho, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo confirmou as irregularidades que aconteceram neste ato de vacinação, definindo-as como “um ato de indisciplina”. Agora, avança o “DN”, a task force do plano de vacinação já confirmou a suspensão temporária de Dulce Pinto, diretora do agrupamento de centros de saúde do Porto oriental.

À margem da visita a um centro de vacinação na ilha do Porto Santo, Gouveia e Melo adiantou que, mal tiveram conhecimento do caso, foi feita uma participação à Polícia Judiciária e à Inspeção Geral da Saúde, por forma a ser levada a cabo uma investigação.

“Tentámos recolher dados, em duas, três horas, e mal tivemos o mínimo de confirmação, fizemos uma participação ao nosso contacto com a Polícia Judiciária e à Inspeção-Geral de Atividades em Saúde e falei com o presidente da ARS Norte para que não voltasse a acontecer se tirassem consequências, porque, para todos os efeitos, é um ato de indisciplina”, disse o vice-almirante, mostrando-se ainda indignado com as irregularidades que aconteceram nesta iniciativa de vacinação aberta (que, recorde-se, está nesta fase apenas acessível a maiores de 55 anos).

“Tenho uma equipa que regista todos os eventos suspeitos, mas nunca tive um caso desta dimensão. É a primeira vez – consagra uma desobediência clara ao plano. Alguém com responsabilidade resolve vacinar pessoas que neste momento não estão elegíveis”. A vacinação para pessoas maiores de 18 anos arranca a 4 de julho.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top