A partir desta quinta-feira, 5 de maio, já deve começar a pensar em usar roupas mais frescas, porque as temperaturas vão subir no continente e, em alguns locais, os termómetros vão chegar aos 30º.
Roupas leves? Check. Protetor solar? Também. Vai precisar de aliados para lidar com o calor, que parece que veio para ficar. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir desta quinta-feira, 5 de maio, vai haver um aumento das temperaturas máximas praticamente em todo o continente.
A previsão no continente para quinta-feira é de valores máximos será entre os 23ºC (Bragança) e os 30ºC (Santarém). Já os mínimos rondaram entre os 7ºC e 15ºC. O céu vai apresentar-se pouco nublado ou limpo com vento fraco a moderado. Contudo, poderá haver aumentos temporários da nebulosidade, em especial na região sul, durante a tarde.
Também na quinta-feira, em Lisboa, os termómetros vão chegar aos 27ºC e atingir a temperatura mínima de 14ºC. O céu vai estar limpo com vento fraco a moderado. Já no Porto, no mesmo dia, o cenário será semelhante, mas as temperaturas serão mais baixas, entre os 24ºC e os 14ºC.
Nos Açores, o céu vai estar geralmente muito nublado com períodos de chuva, por vezes, forte passando a aguaceiros durante a noite e pode haver ocorrência de trovoada. As temperaturas vão estar entre os 14ºC e os 20ºC. Já na Madeira o céu vai estar muito nublado e há possibilidade de aguaceiros fracos nas terras altas e vertentes no norte da ilha da Madeira até início da tarde. Os termómetros vão variar entre os 19ºC e 20ºC de máxima. Relativamente às temperaturas mínimas, vão oscilar entre os 14ºC e os 16ºC.
A tendência na sexta-feira, 6, será de mais uma pequena subida de temperatura no interior norte e centro, com Lisboa a chegar aos 30º e Porto aos 25º.
No final da semana, as máximas a nível nacional vão variar entre os 21°C (Guarda) e os 31°C (Santarém) e as mínimas entre os 9°C (Bragança) e 15°C (Lisboa, Sagres, Faro). No sábado, 7, o céu vai estar pouco nublado, com vento fraco, temporariamente moderado.