Entre os dias 24 e 25 de dezembro, parece que as temperaturas vão estar bem frias (com alguns distritos a chegar a números negativos), mas nem isso vai afugentar o sol. Saiba como vai estar o tempo.
Acaba de chegar a altura favorita de muitos portugueses: o Natal. Esta quarta-feira, 24 de dezembro, é o dia em que famílias e amigos começam a juntar-se para celebrarem as festividades, com as promessas de diversão e boa comida sempre presentes, e não há melhor época do que esta para agradecer o ano que passou e as pessoas que vão ficando ao longo do tempo. Mas, com isto, chegam sempre as derradeiras questões: agora que já é inverno, será que vai estar frio? Pode chover no dia de Natal? E o sol, vai aparecer?
Pois bem, segundo os dados obtidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), parece que vai acontecer um pouco de tudo. Durante esta quarta-feira, 24, estão previstos alguns aguaceiros fracos e muito dispersos, com uma descida acentuada da temperatura mínima e a previsão de formação de gelo ou geada em alguns locais. O céu também estará nublado em certas regiões do País, nomeadamente no norte, e o vento sentido será entre fraco a moderado. Além disso, a temperatura máxima também terá tendência a diminuir.
Ou seja, trocado por miúdos, os distritos com as mínimas mais baixas são Braga, Bragança, Guarda e Leiria, todos com 1ºC de mínima (mas com 15ºC, 11ºC, 7ºC e 14ºC de máxima, respetivamente), seguidos de Viana do Castelo, Viseu e Évora, com 3ºC de temperatura mínima (e 14ºC, 11ºC e 13ºC de máximas, respetivamente). Já em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 7ºC e os 13ºC, no Porto vão rondar os 5ºC e os 15ºC e em Faro vão estar entre os 6ºC e os 15ºC. Além disso, é possível dizer que nenhum distrito vai passar os 7ºC de mínima, nem os 16ºC de máximas sentidas no distrito de Aveiro.
Na quinta-feira dia de Natal, 25 de dezembro, as temperaturas vão rondar os mesmos valores, mas as mínimas vão ter tendência a ser ainda mais baixas. O tempo estará mesmo frio, com períodos de céu muito nublado e a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, em especial a partir da parte da tarde, sendo que estes poderão transformar-se em neve nas zonas mais altas do País. Assim sendo, os distritos de Guarda e Bragança vão ser os mais frios, com temperaturas negativas neste dia, de -2ºC, e com máximas de 4ºC e 6ºC, respetivamente.
Em Braga e Viseu estão a ser previstas mínimas de 0ºC (e máximas de 13ºC e 7ºC, respetivamente), enquanto que, em Vila Real, a mínima é de 1ºC (e a máxima de 7ºC), em Leiria e Viana do Castelo de 2ºC (e 14ºC e 11ºC de máximas, respetivamente), e em Beja, Santarém, Portalegre e Castelo Branco a mínima prevista é de 3ºC (com máximas de 13ºC, 14ºC, 8ºC e 11ºC, respetivamente). Já em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre os 6ºC e os 12ºC, e no Porto entre os 4ºC e os 12ºC. No entanto, o IPMA também deixa claro que o sol vai espreitar e bem em algumas destas zonas, uma vez que o céu vai estar limpo.
