Espera-se que a medida entre em vigor já no verão de 2020, mas há regras de segurança. Os tutores dos cães têm de apanhar os dejetos dos animais sob pena de multa.
Santa Cruz vai ser a primeira localidade do concelho de Torres Vedras a ter uma praia dedicava para cães. Segundo uma sugestão da Divisão do Ambiente e Sustentabilidade da autarquia, o local escolhido foi a praia das Amoeiras por cumprir todos os requisitos mínimos para efeito.
É que além de se tratar de uma praia designada como não balnear e, por isso, ter poucos banhistas, tem ainda uma grande proximidade com o centro urbano de Santa Cruz e um areal extenso para que os cães possam andar, correr e brincar livremente.
Além disso, a praia das Amoeiras distingue-se também pelo acesso independente através de outra praia e pela possibilidade de estacionar os carros à entrada. Segundo a publicação “Torres Vedras Web”, um jornal online dedicado a trazer as novidades do concelho de Torres Vedras a todos os cidadãos, a abertura desta praia para cães já terá sido discuta numa das várias reuniões da autarquia e deverá ser aberta ainda no verão de 2020.
Apesar disso, a mesma publicação escreve que, durante a presença de cães na praia, há algumas regras de segurança que devem ser cumpridas para garantir a segurança dos restantes animais e pessoas.
O uso de coleira ou peitoral, bem como açaime ou trela e outros meios de contenção para cães de raça perigosa, são obrigatórios — assim como o registo e licenciamento do animal, juntamente com a existência de um boletim de vacinas e prova de identificação eletrónica.
Além disso, e tal como acontece nas ruas, os tutores dos cães são ainda obrigados a recolher os desejos dos animais sob pena de serem sujeitos ao pagamento de uma multa.
Apesar de a proposta já ter sido feita, fica a faltar apenas a decisão da Capitania do Porto de Penice e da Agência Portuguesa do Ambiente.