Feriados são dias propensos a passeios, mas será que o tempo vai permiti-lo? Saiba tudo.
Dezembro está apenas a umas horas de distância. É já esta segunda-feira, 1 de dezembro, que entramos oficialmente no mês das festividades. A par disso, o primeiro dia do mês é sempre sinónimo de feriado, celebrando-se a Restauração da Independência. Isto significa que poderá dar para passear, se o tempo colaborar. Será esse o caso?
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu vai estar “pouco nublado”, aumentando de nebulosidade “no norte e centro a partir da tarde e com ocorrência de períodos de chuva”. A par disso, espera-se “formação de geada, em especial no interior norte e centro”, assim como uma descida da temperatura mínima.
No que diz respeito às máximas, estas vão estar compreendidas entre os 8ºC, na Guarda, e os 17ºC, que se registam em distritos como Faro e Setúbal. Lisboa, com céu pouco nublado, vai fixar-se nos 14ºC, tal como o Porto, onde se esperam aguaceiros. Já as mínimas são bem diferentes e pendem entre os -1ºC (Bragança) e os 8ºC (Faro).
Na terça-feira, 2 de dezembro, o País deverá acordar sob um manto denso de nuvens e uma cadência persistente de chuva. No norte e centro, esperam-se aguaceiros fortes ao amanhecer e novamente ao cair da tarde, com neve acima dos 1000 metros e granizo junto ao litoral. No sul, a chuva abranda de manhã para, depois, regressar com mais força ao final do dia.
Quanto às temperaturas, estão inconstantes. As primeiras poderão chegar aos 18ºC, que se registam em Faro, e não serão mais baixas do que 6ºC, como acontece na Guarda. Setúbal permanece nos 17ºC, Lisboa ascende aos 16ºC e o Porto, no entanto, cai para os 12ºC. As segundas oscilam entre os 1ºC (Bragança) e os 11ºC (Setúbal).
