Setembro começou a despedir-se com chuva, mas outubro traz boas notícias para quem não queria dizer adeus ao sol. Saiba como vai estar o tempo na primeira semana do mês.
A depressão pós-tropical Gabrielle já passou e Portugal volta a receber dias de calor. No mês mais assustador do ano — ou não fosse marcado pelo já importado Halloween —, é o sol que marca presença nos seus primeiros dias, contrariando o clima com que setembro se despediu no último fim de semana.
“A partir de segunda-feira, dia 29, prevê-se uma melhoria do estado do tempo, com subida gradual de temperatura, em especial da máxima, com o céu a tornar-se pouco nublado ou limpo e diminuição gradual do vento”, afirmou o IPMA em comunicado.
Lisboa arranca a semana com temperaturas máximas a chegarem aos 30ºC e só sexta-feira é que descem para os 26ºC, com céu pouco nublado. Já no Porto, as máximas serão mais baixas e atingem os 26ºC já nesta terça-feira, mas durante a semana descem para os 22ºC e 21ºC, com céu pouco nublado e parcialmente nublado.
Em Coimbra as temperaturas máximas vão chegar aos 28ºC, mas no final da semana a máxima será apenas de 23ºC. O céu deverá manter-se pouco nublado e parcialmente nublado.
A sul do País, as temperaturas não fogem ao esperado. O Alentejo vai contar com céu pouco nublado e temperaturas máximas a oscilarem entre os 29ºC e 31ºC, com alguma locais a chegar aos 32ºC e 33ºC. Já no Algarve, o sol será presença constante durante toda a semana com algumas zonas com céu pouco nublado. As temperaturas máximas vão rondar entre os 25ºC a 30ºC, podendo, em algumas zonas, alcançar mesmo os 33ºC.
Na Madeira, a semana será marcada com chuva ou aguaceiros fracos em algumas zonas e céu parcialmente nublado. As temperaturas máximas devem chegar aos 25ºC e 26ºC, podendo em alguns locais da ilha apenas atingirem os 17ºC de máxima ao longo da semana.
O arquipélago dos Açores vai contar com temperaturas máximas entre os 24ºC e 26ºC, com chuva ou aguaceiros fracos em algumas ilhas e céu pouco nublado e parcialmente nublado.