Feira de São Mateus em Viseu, uma das maiores do país, pode não ter carrosséis. Inauguração é a 10 de agosto

Os comerciantes que exploram as diversões não se entendem com a organização da feira e a edição de 2023 pode mesmo ficar sem carrosséis.

É uma das maiores feiras do país, recebe centenas de milhares de visitantes todos os anos, mas na edição de 2023 poderá perder uma das maiores atrações: os carrosséis. A Feira de São Mateus, em Viseu, arranca já a 10 de agosto e prolonga-se até 21 de setembro, mas, a poucos dias da inauguração, continua a não haver carrosséis instalados nem sequer acordo entre os comerciantes que exploram as diversões e a organização da feira. Tudo por uma questão de verbas envolvidas. E o acordo não parece estar sequer próximo, o que poderá levar a que a edição deste ano tenha apenas o palco para concertos, a zona de restauração e as muitas barraquinhas de comércio mais local.

Eu causa está o valor exigido pela organização da feira para a presença dos vários carrosséis. “Eles estão intransigentes”, queixou-se Paulo Moroso, presidente da Associação Empresarial de Empresas de Diversão, citado pelo “Jornal de Notícias” desta quarta-feira, 19 de julho. O que divide as partes é “um aumento de cerca de 30%” exigido pela organização da feira, com o argumento de que devem ser os empresários presentes a suportar o custo e não o munícipe ou cliente. “Temos boa vontade e desejo que a feira se realize, mas não podemos ser os investidores”, insistiu Paulo Moroso.

A empresa Viseu Marca, que representa a feira, garante que o evento “tem de ser sustentável”, ou seja, “é necessário reduzir o esforço dos contribuintes, esforço esse que, por motivos legais, não pode chegar através do orçamento municipal”. Em comunicado, citado pelo “JN”, a Viseu Marca insiste que os custos da organização da Feira de São Mateus devem ser suportados “por aqueles que ali exercem a sua atividade económica” e não pelos cidadãos.

Esta quinta-feira, 20 de julho, haverá uma nova reunião, com cerca de 100 participantes, quase todos ligados aos comerciantes presentes na feira, para se tentar um novo entendimento.

 

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top