Insólito. Funcionário da Mercadona é despedido depois de ser apanhado a comer croissants e biscoitos

O colaborador foi apanhado a comer os produtos da loja, devido às câmaras de vigilância com que a empresa conta. Saiba tudo sobre o caso.

Um funcionário da Mercadona foi despedido depois de ele ser apanhado a roubar alimentos do armazém. O trabalhador, que era gerente da loja, foi filmado a comer croissants de chocolate e biscoitos – e a esconder as embalagens para não ser visto. A empresa instalou câmaras ocultas para investigar o desaparecimento de stock, o que acabou por revelar a infração.

Estes comportamentos fizeram com que a empresa decidisse despedir o colaborador, considerando que a atitude do mesmo ia contra os princípios e normas internas da organização. O caso foi analisado pelo Tribunal Social n.º 2 de Toledo, onde tudo aconteceu, que acabou por dar razão à empresa e validar o despedimento, diz o “Postal“.

Uma vez que o colaborador foi descoberto pelas câmaras, a legalidade da instalação das mesmas também teve de ser confirmada. Estava tudo em ordem, sendo que a empresa havia informado os funcionários sobre o uso de videovigilância, cumprindo assim as normas de proteção de dados. A gravação foi determinante para que a empresa comprovasse as irregularidades e pudesse agir com base nas provas recolhidas.

A decisão foi posteriormente reforçada pelo Tribunal Superior de Castilla-La Mancha, que rejeitou a ideia de aplicar uma sanção mais leve antes de chegar à demissão. De acordo com o tribunal, a gravidade do comportamento violou a confiança que é essencial para a relação de emprego, o que é justificação suficiente para a medida aplicada.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top