“Portuguesa, e campeã da Europa”. Jéssica Silva é o novo orgulho nacional

Jéssica Silva é a primeira futebolista portuguesa a sagrar-se campeã europeia. A jovem de 25 anos conquistou a Liga dos Campeões feminina ao serviço do Olympique de Lyon. Presidente da FPF “orgulhoso” da vitória da atleta nacional.

Aos 25 anos, Jéssica Silva é a primeira futebolista portuguesa a sagrar-se campeã europeia de clubes. Sem a portuguesa — que em março sofreu uma rutura completa do tendão de Aquiles  —as francesas do Olympique de Lyon conquistaram pela quinta vez consecutiva a Liga dos Campeões feminina após derrotarem as alemãs do Wolsburgo, por 3-1, na final que foi disputada no Estádio Anoeta, em Espanha.

Jéssica Silva nasceu em Milfontes, mas foi em Águeda que começou a dar os primeiros toques na bola. Em 2011, deu o salto para o Albergaria, onde esteve duas temporadas. Passou pelo campeonato sueco (Linkoping), esteve em Espanha (Levante), tendo regressado depois a Portugal, ao serviço do Albergaria e depois do Sp. Braga. Ao longo de todo o percurso como futebolista, o talento nunca passou despercebido e, em 2019, Jéssica Silva chegou ao Lyon, equipa pela qual venceu este domingo, 30 de agosto, o troféu da Liga de Campeões feminina.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, mostra-se “orgulhoso” da vitória da atleta nacional. “Felicito o Olympique Lyonnais pela conquista do título na Liga dos Campeões de futebol feminino e personalizo este voto na Jéssica Silva que se tornou na primeira futebolista portuguesa a sagrar-se campeã europeia de clubes. É uma proeza inédita que premeia o talento, a qualidade e a dedicação de uma extraordinária atleta que, num ano marcado por uma lesão grave, teve hoje a merecida e brilhante recompensa. Trata-se de um feito que nos deixa a todos orgulhosos e que é verdadeiramente inspirador, designadamente para todas as jovens que jogam futebol. Obrigado e parabéns Jéssica!”

Jéssica Silva tornou-se uma inspiração para todos. Também a cantora Carolina Deslandes fez questão de deixar uma mensagem à futebolista. “Portuguesa, e campeã da Europa. Podia ser mais do que suficiente para se orgulharem da Jessica, mas é mais que isso. Humilde, generosa, com um sorriso aberto a toda a gente que passa. É uma mulher iluminada que deixa todos os lugares por onde passa mais bonitos. Parabéns Jessie, és maravilhosa”, escreveu Carolina numa publicação que partilhou este domingo no Instagram.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top