Billie Eilish publica vídeo polémico em que se despe enquanto fala da sexualização do corpo da mulher

“Gostavas que fosse mais pequena, mais fraca? Mais alta? Gostavas que me calasse? Que os ombros te provocassem? O meu peito? Eu sou a minha barriga? Meus quadris?” Veja o vídeo da cantora de 18 anos, que já está online.

Billie Eillish de roupas largas. Com uma melancólica música de fundo, começa a retirar as camadas largas com que estamos tão habituados a vê-la. Enquanto isto vai acontecendo, a cantora de 18 anos começa a falar: sobre o seu corpo, sobre a sexualização das mulheres, sobre as críticas constantes em torno da figura femininas,

O vídeo chama-se”Not My Responsability” e era o que costumava passar nos concertos da cantora, antes de esta começar a atuar, e que entretanto foram interrompidos pela pandemia COVID-19.

“Conheces-me? Conheces-me mesmo”, começa por perguntar. “Tens opiniões sobre minhas opiniões, sobre minha música, sobre as minhas roupas, sobre o meu corpo. Algumas pessoas odeiam o que eu visto, outras elogiam, outras usam-no para envergonhar os outros, outras usam-no para me envergonhar a mim.”

Invalid Instagram URL. Please use format: https://www.instagram.com/p/POST_ID/

View on Instagram

“Gostavas que fosse mais pequena, mais fraca, mais macia? Mais alta? Gostavas que eu me calasse? Que os ombros te provocassem? O meu peito? Eu sou a minha barriga? Meus quadris?”, questiona.

“Se eu fosse mais, se eu fosse menos, quem é que decide o que é que isso diz de mim? O significado disso. É o meu valor baseado só na tua percepção? Ou é só a tua opinião sobre mim? Não é a minha responsabilidade”, termina.

Billie Eilish sempre criticou a forma como se julga o corpo feminino. Esse é um dos motivos por que a agrada vestir-se com roupas largas, acima do seu tamanho. À “Vogue Australia“, explicou que estas peças serviam, precisamente, para manter ocultas as suas características físicas. “Não dá a oportunidade a ninguém para julgar o meu corpo”, disse. “Quero camadas e camadas e quero ser misteriosa. Ninguém sabe o que está por baixo e ninguém sabe o que é que está por cima.” Mais tarde, disse que estas declarações tinham sido mal contextualizadas, porque a realidade é que ela simplesmente usa aquilo que quer.

A cantora de 18 anos foi a primeira mulher a levar para casa cinco prémios Grammy, na mesma edição, em 2019, incluindo os das categorias principais: Álbum do Ano, Artista Revelação, Canção do Ano e Gravação do Ano.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top