O craque francês de 28 anos era já apontado como um dos favoritos a vencer o prémio, depois de ter tido um ano futebolístico de sonho. Saiba mais sobre Ousmane Dembélé e espreite a fotogaleria.
A noite de segunda-feira, 22 de setembro, foi de ouro para Ousmane Dembélé. O avançado francês, que atualmente defende as cores do Paris Saint-Germain ao lados dos portugueses João Neves, Vitinha, Nuno Mendes e Gonçalo Ramos, foi eleito o melhor jogador de futebol do mundo ao tornar-se o grande vencedor da Bola de Ouro 2025, prémio de destaque no desporto rei.
Ousmane Dembélé junta-se assim a uma lista de nomes bastante conhecidos como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Kaká, Luís Figo, Ronaldinho e muito mais, destacando-se agora como um dos melhores.
O craque francês de 28 anos era já apontado como um dos favoritos a vencer o prémio, depois de ter tido um ano futebolístico de sonho: venceu a Supertaça de França, a Taça de França, o campeonato francês e ainda a Liga dos Campeões, fazendo um total de 35 golos e 14 assistências em 53 partidas em que jogou pelo PSG.
“Vivi coisas incríveis. Ganhar este troféu e o Ronaldinho entregar-mo é excecional. Quero agradecer ao PSG, que me foi buscar em 2023, ao presidente, a toda a equipa, ao clube, que é uma família maravilhosa“, disse Ousmane Dembélé no seu emocionante discurso.
A trajetória do avançado começou no Evreux FC 27, um modesto clube na cidade de Normandia, iniciando depois a sua carreira profissional no Rennes, também em França. Rapidamente foi considerado um dos mais promissores, e a sua rapidez destacou-se tanto que acabou por ser transferido em 2016 para o gigante alemão Borrussia Dortmund. No ano seguinte, foi oficializado no Barcelona, mas o seu percurso foi altamente marcado por lesões e polémicas, nomeadamente quando foi atacado pelo diretor de futebol do clube, Mateu Alemany, que disse que o francês devia deixar o clube “imediatamente”.
Em 2023, Ousmane Dembélé foi então para o PSG, e aí conseguiu dar a volta à sua carreira (e reputação) e começar a brilhar no mundo do futebol – tanto que conseguiu, por fim, conquistar a Bola de Ouro, que nem sequer estava nos seus planos, como afirmou no seu discurso. No pódio ficaram também Lamine Yamal e o português Vitinha, o primeiro desde Deco, que foi escolhido em 2024. Nuno Mendes também garantiu um lugar no top 10, ficando em 10.º lugar, e João Neves ficou em 19.º na lista final. No entanto, entrou no pódio do prémio de melhores sub-21 do mundo, conquistando a medalha de bronze.
No entanto, Ousmane Dembélé não é feliz só dentro de campo. Numa relação ainda desde o tempo que o craque jogava no Rennes, o francês casou com Rima Edbouche em dezembro de 2021, numa tradicional cerimónia marroquina. Mas pouco se sabe sobre a mulher: muito reservada, Rima Edbouche só aparece se estiver com a cara tapada, e nem se sabe ao certo a sua idade. Apesar de ter sido uma das jovens mulçumanas mais seguidas no TikTok, segundo o “Correio da Manhã“, sempre foi muito reservada, e mantém também em segredo a filha do casal, cujo nome nunca foi revelado.
