Já há um filme português a caminho das nomeações dos Óscares 2023

O filme chama-se “Alma Viva” e foi a longa-metragem mais votada pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema para disputar um dos lugares na categoria de Melhor Filme Internacional.

A Academia Portuguesa de Cinema revelou esta segunda-feira (19 de setembro) o filme português que vai ser aposta final para poder ser nomeado para os Óscares 2023. Chama-se “Alma Viva” e é uma longa-metragem da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira e produzido pela Midas Filmes.

O filme foi apurado para passar à próxima fase de seleção, que pode vir a ditar uma nomeação na categoria de Melhor Filme Internacional. A história foi apresentada pela primeira vez ao público na Semana da Crítica, mostra paralela inserida no Festival de Cannes.

“Alma Viva” conta a história de Salomé, uma menina que é filha de emigrantes portugueses em França. Vai passar o verão à aldeia com a avó, com quem tem uma forte ligação afetiva e espiritual. A avó de Salomé acaba por morrer de uma forma suspeita e a menina acha que a causa da morte foi uma bruxaria feita por outra mulher da aldeia.

O filme explora temas como laços familiares, emigração e misticismo, envoltos na cultura transmontana, cultura essa que é muito próxima da realizadora, dado que os pais são naturais de Trás-os-Montes.

Gravada em Junqueira, concelho de Vimioso, a longa-metragem “Alma Viva” conta com um elenco composto por atores como Ana Padrão, Catherine Salée, Jacqueline Corado, Lua Michel, Pedro Lacerda e Nuno Gil.

Além de “Alma Viva”, Lobo e Cão”, de Cláudia Varejão, “Mal Viver”, de João Canijo, “Restos do Vento”, de Tiago Guedes, e “Salgueiro Maia – O Implicado”, de Sérgio Graciano eram outras hipóteses em cima da mesa da Academia Portuguesa de Cinema.

Portugal nunca teve um filme nomeado para os prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Os nomeados para os Óscares serão conhecidos a 24 de janeiro de 2023.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top