A 11.ª edição do Concurso Nacional de Pão Tradicional Português já escolheu os melhores pães do País. Afinal, quais foram as padarias premiadas?
Já se sabem os resultados do 11.º Concurso Nacional de Pão Tradicional Português, que premeia, promove, divulga e valoriza aquele que consideram ser o genuíno pão tradicional português. Apenas uma padaria conquistou a distinção mais elevada a nível do pão.
“O Melhor dos Melhores” está em Mértola, mais concretamente em São Miguel do Pinheiro, na padaria Seara de Pão. Além deste título, o pão desta empresa familiar mereceu ainda a medalha de ouro do concurso. Fundada em maio de 2006, produz todos os dias mais de 600 pães, assim como nota o “Jornal de Notícias”.
Não é a primeira vez que a padaria Seara de Pão é distinguida neste concurso: já havia vencido outras duas medalhas de ouro e duas de prata. O concurso realizado pelo CNEMA e pela associação Qualifica/oriGIn Portugal também atribuiu destaque à empresa Costa, Esperança, Dias e João.
Oriunda de São Pedro de Sólis, também em Mértola, ganhou a medalha de ouro correspondente à categoria de pão alentejano, mas, mais uma vez, não se trata de uma estreia. Já por várias vezes o concelho de Mértola tem saído vitorioso no que toca aos prémios do pão.