Qual foi o melhor restaurante a abrir em 2025? Já pode votar no seu preferido (e eleger o melhor dos melhores)

Os TheFork Awards with Mastercard estão de volta para eleger as melhores aberturas deste ano no que toca a restaurantes. Saiba como votar no grande vencedor, que será revelado em novembro, na gala de entrega dos prémios.

Depois do sucesso da primeira edição no ano passado, que elegeu o ÀCosta by Olivier como a melhor abertura de 2024, os TheFork Awards with Mastercard (desta feita, com um patrocinador a dar o nome ao evento) estão de regresso.

No total, são 38 os restaurantes que se destacaram como as melhores aberturas gastronómicas de 2025 em Portugal. A seleção, que abrange nove distritos do País, foi feita por um júri composto por mais de 50 chefs de renome, incluindo nomes com estrela Michelin como Marlene Vieira, Rui Paula, João Sá e Henrique Sá Pessoa.

A grande gala de entrega dos prémios está marcada para o dia 17 de novembro, no Convento do Beato, em Lisboa, reunindo 250 convidados e onde serão anunciados os finalistas, bem como o grande vencedor do People’s Choice Award, ou seja, o restaurante mais votado pelo público como a melhor abertura do ano.

Em 2024, a gala foi apresentada por César Mourão, e embora ainda não tenham sido revelado mais detalhes, espera-se que o evento de 2025 seja conduzido por uma figura igualmente relevante no panorama nacional.

Quem são os nomeados?

O público já pode votar no seu restaurante favorito entre os nomeados, através da página oficial dos prémios. A votação decorre até 19 de outubro, e o vencedor receberá o People’s Choice Award.

Espreite a lista, dividida por distritos:

  • Braga (1): Renascimento (Guimarães)

  • Coimbra (1): Essences (Lousã)

  • Évora (2): Fitapreta – A Cozinha do Paço, Forno da Telha

  • Faro (2): Marina com Noélia (Olhão), Mesa Farta (Tavira)

  • Lisboa (20): Alfredo, Baz, Bonança, Bougan Avenida, Carvoaria, Confissões, Duro, Familjen, Flamma, Gancho Lx, Intemporal, Karater Georgian Bistro, Kitu, Kureji Izakaya, Polémico, Raio, Santa Joana, Skizzo, Sushi Kosuke, Turvo

  • Ilha da Madeira (2): Yuki by Chef Júlio Pereira, Jaket by Chef Júlio Pereira

  • Porto (8): Belos Aires Praia, Bistrô – Palacete Severo, Cibú, Éon, Exuberante, Largo do Paço, Liz, Restart by Vila Foz

  • Setúbal (1): De Raiz

  • Vila Real (1): Schistó

Mas há mais novidades na edição de 2025, como o Mastercard Impact Award, um prémio que reconhecerá o restaurante que mais se destaque no apoio às comunidades e negócios locais, na promoção do turismo alternativo e na valorização do talento gastronómico.

“Estamos muito orgulhosos por celebrar esta segunda edição em Portugal. Contar com a colaboração e o apoio da Mastercard reforça a confiança no projeto e representa um impulso fundamental para consolidar estes prémios como os mais relevantes da restauração emergente no nosso País”, afirmou Sérgio Sequeira, Country Manager de Espanha e Portugal do TheFork, em comunicado.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top