“Brokeback Mountain”. Uma das histórias de amor mais marcantes do cinema é agora uma peça de teatro

O Teatro Trindade INATEL recebe, pela primeira vez, a peça “Brokeback Mountain” para falar de amor, intolerância e da solidão. Sendo uma das histórias de amor mais marcantes do cinema, o espetáculo entra em cena em fevereiro. Saiba tudo.

Antes de chegar à capital portuguesa, “Brokeback Mountain” estreou-se em Londres, em 2023, onde foi distinguido com vários prémios. O espetáculo também esteve em cena no Brasil, no Rio de Janeiro, em 2024, e atualmente está em cena em São Paulo. Portugal torna-se assim o terceiro país a acolher este texto.

O espetáculo conta a história de dois jovens cowboys, Jack Twist (Rui Pedro Silva) e Ennis Del Mar (Duarte Melo) que se conhecem quando são contratados para cuidar de ovelhas em Brokeback Mountain. Tanto o isolamento como a solidão aproximam as personagens, dando lugar a um romance inesperado e intenso.

Dia Mundial da Luta contra o Cancro. 5 formas de ajudar quem está a passar pela doença
Dia Mundial da Luta contra o Cancro. 5 formas de ajudar quem está a passar pela doença
Ver artigo

Quando o trabalho termina, ambos regressam à sua vida, agora separados por casamentos, filhos, rotinas e expectativas sociais, deixando para trás, na montanha, uma parte de si mesmos. Ao longo de 30 anos, a relação entre os dois jovens é marcada por encontros e separações, trazendo ao de cima o peso da repressão emocional, do medo e das convenções sociais. 

Este texto é assinado por Ashley Robinson e inspirado no conto homónimo de Annie Proulx. Definida pelo autor como “uma peça de memória, um olhar para um período muito intenso de uma vida vivida”, o espetáculo aborda temas universais como o amor, intolerância, solidão e o preço elevado de uma vida vivida apenas para o próprio desejo.

Já Daniel Gorjão, encenador da versão portuguesa, disse em comunicado que “encenar ‘Brokeback Mountain’ é olhar de frente para aquilo que ficou por viver”, explicou. “O desafio está em dar corpo ao silêncio, sem o explicar, e em deixar que o amor exista no palco com a mesma fragilidade e força com que existe na vida”, acrescentou.

Mais do que uma peça de teatro, “Brokeback Mountain” é uma meditação sobre o desejo, o medo e a perda, onde surge o confronto direto com a fragilidade e a vulnerabilidade das personagens. “Brokeback Mountain” é uma coprodução do Teatro da Trindade INATEL, do Teatro do Vão, do Cine-Teatro São Pedro de Alcanena e do Cine-teatro Paraíso.

Com encenação de Daniel Gorjão, estará em cena na Sala Estúdio do Teatro da Trindade INATEL, de 19 de fevereiro a 5 de abril, de quarta-feira a domingo, às 19h, trazendo ao palco uma das histórias de amor mais marcantes do cinema. Os bilhetes já estão à venda, com preços a partir de 14€.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top