Carolina Gama é a nova voz da MegaHits. “Não concordo quando dizem que só com uma licenciatura é que podemos chegar aqui”

A jovem de 25 anos esteve a disputar o lugar na rádio com outros dois finalistas, mas foram os membros da equipa da MegaHits que decidiram apostar em Carolina Gama como a próxima voz. Conheça a vencedora do MegaHits TikTok Casting.

Desde o dia 23 de setembro que as redes sociais andam ao rubro a tentar perceber quem iria ser escolhido como a próxima voz da MegaHits – e foi na quarta-feira, 17 de dezembro, que se chegou ao veredicto final. Carolina Gama, jovem de 25 anos, foi a escolhida pelos membros da rádio do Grupo Renascença Multimédia para integrar a equipa de animadores do grupo, depois de ter passado por vários desafios e muitas aprendizagens. Num processo nada tradicional, uma vez que o casting decorreu integralmente no TikTok, Carolina Gama foi, assim, a eleita.

Os 5 momentos em que Bernardina foi rainha dos reality shows
Os 5 momentos em que Bernardina foi rainha dos reality shows
Ver artigo

“Estou muito entusiasmada, porque eu acompanho esta equipa há muitos anos na rádio, no carro e também nas redes sociais, são super divertidos. Isso é o bom que o mundo da rádio traz, é diversão todos os dias. Claro que, como todos os trabalhos, vai ter as suas partes chatas, mas sei que me vou divertir imenso, que vou crescer, e estou muito ansiosa para aprender mais”, disse a jovem à MAGG. Carolina Gama ainda disputou o lugar com Zé Nuno e Maria Mares, os outros dois finalistas, mas foram os membros da equipa da MegaHits que tiveram a palavra final. 

Mas o que era, afinal, este “MegaHits TikTok Casting”? Durante mais de dois meses, o TikTok foi palco dos mais variados vídeos de todos os que quiseram participar, tendo que publicar um excerto específico pedido pela rádio jovem a mostrar o seu carisma e personalidade para depois passarem à segunda fase. Todos os desafios foram feitos e publicados na rede social, e, ao longo do tempo, foram cada vez menos os que foram ficando. Já na fase final, os desafios eram feitos mesmo dentro da MegaHits, mas sempre publicados no TikTok.

Para Nelson Cunha, o diretor de programas da MegaHits, esse era o método que mais fazia sentido abordar. “O nosso público-alvo tem uma presença tão ativa nas redes sociais e, no caso, no TikTok, que achámos que fazia muito sentido os jovens exporem a sua arte e o gosto de querer fazer rádio a partir de uma plataforma que dominam melhor”, começou por explicar à MAGG. “E então, em vez do tradicional envio de um currículo, pensámos em expor estes corajosos, porque é preciso ter coragem”, continuou. 

Espreite as fotos da fase final do casting.

Casacos

CasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacosCasacos
E não pense que lá por ter sido tudo feito através das redes sociais que o concurso não foi determinado de forma séria. Era importante para a equipa da MegaHits que todo o regulamento estivesse disponível para quem quisesse aceder, questionar ou comentar, e que o estágio que vai agora ser dado a Carolina Gama estivesse dentro de todas as normas. “Temos um sentido de responsabilidade gigante. Não é um estágio qualquer, é um estágio extracurricular, profissional, remunerado, a pessoa não vem cá só fazer umas coisinhas”, explicou.

“Não, é um estágio que tem que ter uma seriedade muito própria do casting em questão. Portanto, para nós era fundamental que o regulamento fosse claro, do princípio ao fim, em todas as fases”, disse Nelson Cunha, que acrescentou que, além de tudo o que foi feito no casting, algo era fundamental e que não podia faltar à próxima voz da MegaHits: personalidade. “Acima de tudo, tivemos de conseguir perceber o à vontade e o tipo de personalidade que também estávamos à procura”. 

Dito e feito, Carolina Gama foi a escolhida, não só pelo seu à vontade à frente do microfone e com os colegas, mas também pela sua personalidade que, como disse à MAGG, se resume num “caos”. No entanto, a rádio não era um sonho desde pequena, e sim um bichinho que começou a crescer quando tirou um curso.

Eu não tinha aquela coisa que as pessoas dizem da paixão pela rádio, mas isso foi crescendo a partir do momento em que tirei um curso de Apresentação de TV e Rádio. Apaixonei-me pela locução e apaixonei-me pelo mundo e por tudo o que envolve a voz”, disse. 

Posto isso, Carolina Gama conseguiu um estágio na CidadeFM, algo que foi decisivo na sua vida: agora, sabia mesmo que era aquilo que queria fazer. No entanto, saiu da estação, mas o bichinho e a vontade continuaram sempre presentes. Quando surgiu esta oportunidade do casting da MegaHits, até foi a mãe que a incentivou. “Uns dias antes de terminar, a minha mãe disse ‘Carolina, o não já está garantido, por favor participa, o que é que perdes?’. E eu pensei, ‘vou ouvir a minha mãe’, e participei. E acho que fiz super bem em participar”, explicou à MAGG. 

Mas este casting no TikTok nem sempre foi um mar de rosas – não falando propriamente sobre a experiência de Carolina Gama, a verdade é que a MegaHits recebeu várias criticas por ter usado uma rede social para algo como o começo de um estágio, especialmente por existir muito a opinião de que influenciadores conseguem oportunidades mais facilmente do que quem tirou uma licenciatura. Para Nelson Cunha, esse era também um dos porquês de o regulamento ser público e transparente, para todos perceberem que não era esse o objetivo.

“Lendo o regulamento, perceberiam que não era de todo esse o nosso objetivo, mas também não excluímos ninguém. Partimos do princípio que todos estavam em pé de igualdade, porque o objetivo era encontrar a personalidade, a voz”, começou por explicar. “Todos são importantes e todos fazem falta, desde que o público que quer ouvir se sinta identificado com. Eu posso ter um influenciador que tem muitos seguidores, mas depois a comunicar em rádio o público é diferente, portanto ou tens ou não tens, não vale a pena estarmos a tentar fazer com que funcione”, disse.

Carolina Gama tem a mesma opinião, e, mesmo percebendo algumas das críticas, afirma que uma licenciatura não define ninguém, e que a verdade é que é sempre difícil chegar a um meio com tanta visibilidade. Eu vi várias críticas ao longo deste casting. Não concordo com todas, percebo algumas. Percebo porque eu não tenho muitos seguidores, não sou influencer. E sei o quão difícil é chegarmos a estes meios porque são muitas pessoas a querer. Agora, não concordo quando dizem que só com uma licenciatura é que podemos chegar aqui”, explicou.

No final, só fica a questão: que voz é que Carolina Gama pode dar à MegaHits? Uma com personalidade, à vontade, e, claro, carisma, mas a jovem de 25 anos promete dar mais do que isso. “Eu tenho uma voz muito amigável, muito calorosa, e acho que tenho uma voz que que consegue abraçar. É a voz agradável de ouvir quando estamos no carro, quando precisamos de companhia. Acima de tudo eu quero ser isso, quero ser uma voz que faz companhia e que diverte, que acalma quando é preciso”. 

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top