“CSI: Vegas” estreia esta noite na Fox. Afinal, quantos “CSI” é que há?

A sequela de “CSI: Crime sob Investigação” chega esta segunda-feira, 6 de dezembro, à Fox. O franchise com 21 anos continua a dar cartas, com várias séries, “crossovers”, livros, videojogos e até uma exposição.

Criado por Anthony E. Zuiker em 2000, e produzido por Jerry Bruckheimer, o franchise “CSI” é um dos mais longevos da televisão a nível mundial. O primeiro “CSI: Crime Sob Investigação” durou 15 temporadas e terminou em 2015. Seis anos depois, e com alguns dos protagonistas originais, a série original regressa ao pequeno ecrã.

“CSI: Vegas”, que estreou na CBS em outubro, chega a Portugal esta segunda-feira, 6 de dezembro. O primeiro episódio, que a Fox exibe às 22h15, chama-se “Legado” e começa com um ataque a Jim Brass. Este momento faz com que  Gil Grissom e Sara Sidle interrompam as respetivas reformas. Juntos, vão expor uma conspiração que pode por em risco o laboratório criminal da polícia de Las Vegas e levar à libertação de milhares de assassinos já condenados.

“CSI: Vegas” conta com os protagonistas da série original, William Petersen, que dá vida ao entomologista forense da polícia de Las Vegas, Gil Grissom, e Jorja Fox, que interpreta Sara Slide, cientista forense. Mas os atores não são os únicos a regressar do elenco original: Wallace Langham e Paul Guilfoyle, que interpretam, respetivamente o técnico de laboratório David Hodges e Jim Brass, capitão da unidade CSI, também surgem nesta nova temporada de dez episódios.

“CSI: Vegas” conta com um elenco renovado, com Paula Newsome, Matt Lauria, Mel Rodriguez e Mandeep Dhillon nos principais papéis. Os atores dão vida a uma “nova geração de criminalistas forenses” que se vão juntar “às personagens lendárias do passado que continuamos a adorar, incluíndo os extraordinários Billy Petersen e Jorja Fox”, nas palavras de Kelly Kahl, presidente da CBS Entertainment

Veja alguns momentos dos primeiros quatro episódios.

Quantos CSI há, afinal?

  • “CSI: Miami” (2002 – 2012, 10 temporadas)
  • “CSI: Nova Iorque” (2004 – 2012, nove temporadas)
  • “CSI: Cyber” (2015-2916, duas temporadas)

São, no total, 807 episódios, emitidos nos EUA entre 6 de outubro de 2000 e 8 de dezembro de 2021. O franchise contou ainda com oito episódios de “crossover” entre duas séries da mesma marca (nos quais se juntaram personagens das várias séries “CSI”) e ainda quatro episódios de “crossover” com séries fora do franchise (“Casos Arquivados”, “Sem Rasto”, “Dois Homens e Meio” e “Os Caçadores de Mitos”). A marca foi além da televisão e já produziu livros de banda desenhada, videojogos, uma exposição (“CSI: The Experience”), brinquedos e três dezenas de livros baseados nas histórias da série.

Até abril de 2015, o franchise detinha o recorde da maior transmissão simultânea mundial de uma série televisiva dramática, com o primeiro episódio de “CSI:Cyber”, transmitido em 171 territórios ao mesmo tempo. O recorde foi batido pelo segundo episódio da quinta temporada de “A Guerra dos Tronos”, transmitido em simultâneo em 173 países.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top