Estão abertas as inscrições para as Olimpíadas Nacionais de Informática que vão levar os melhores jovens estudantes portugueses à derradeira prova internacional, que este ano acontece na Bolívia.
A APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação está a organizar a 37.ª Edição das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), um evento que selecionará a equipa portuguesa para as Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), marcadas para este ano na Bolívia, de 27 de julho a 3 de agosto.
As ONI oferecem uma oportunidade única a estudantes dos ensinos básico e secundário, desafiando-os a resolver problemas de programação algorítmica. O concurso divide-se em duas fases: uma preliminar online e uma final presencial, que ocorrerá a 6 de maio no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC-FCUP). Os 30 melhores da fase online disputarão o título na final, onde serão escolhidos os representantes de Portugal para as IOI.
Desde 2005, a iniciativa tem incentivado jovens a explorar áreas de informática e tecnologia, abrindo portas para carreiras futuras e colocando Portugal no mapa mundial da ciência. Em 2025, o objetivo é superar os resultados da edição anterior, reforçando o interesse e as competências dos participantes.
Portugal participa nas IOI desde 1992, e na mais recente edição da prova, que decorreu de 1 a 8 de setembro, em Alexandria, no Egito, conquistou uma menção honrosa.
O momento ficou registado. Clique nas imagens da galeria para mais detalhes.
Olimpíadas Internacionais de Informática 2024
A distinção juntou-se a duas medalhas de prata, quatro medalhas de bronze e outras três menções honrosas, conquistadas no conjunto das 10 últimas edições da iniciativa.As inscrições para as ONI de 2025 estão abertas até 20 de março às 23h59, no site oficial.



