As PME portuguesas que queiram apostar na internacionalização através do ecommerce têm uma nova oportunidade de conseguir financiamento para os seus projetos. No total, há 12 milhões de euros para atribuir.
Está aberto o segundo aviso no âmbito da Componente C16 (Empresas 4.0) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destinado a empresas de pequena e média dimensão que pretendam apostar no ecommerce para alargar os seus projetos de internacionalização.
O objetivo do segundo aviso de abertura de concurso para projetos no âmbito da medida “Internacionalização via E-commerce” é apoiar projetos individuais de PME para estratégias de internacionalização digital, “suportados em planos detalhados de comércio eletrónico internacional”, escreve o Ministério da Economia e do Mar em comunicado.
O aviso destina-se a financiar PME cuja atividade envolva “especificamente”, a comercialização de produtos e serviços através de canais digitais. Só serão admitidos os projetos “que promovam e/ou consolidem presença direta nos canais online, seja através de loja própria online seja através da adesão a marketplaces”, sublinha-se.
O concurso terá duas fases com uma dotação de seis milhões de euros cada. Quatro milhões e meio de euros estão destinados a projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras” e 1,5 milhões para projetos na tipologia “Mais Mercados”.
A apresentação de candidaturas é feita por formulário online disponível tanto no website do IAPMEI como no da AICEP. A primeira fase decorre até ao próximo dia 15 de setembro e a segunda até ao dia 20 de outubro seguinte.