Ao SAPO TEK, Cristina Ponte, coordenadora da CriA.On, explica que o objetivo passa por “tornar acessíveis resultados de estudos recentes sobre a relação de crianças e adolescentes com os meios digitais”. Para lá das famílias, a plataforma foi também concebida para educadores, professores e outros profissionais que trabalhem com crianças e adolescentes.
A CriA.On – Crianças e Adolescentes Online é uma nova plataforma digital, lançada durante o Dia da Internet mais Segura, que se afirma como um espaço onde famílias, mas também profissionais, podem aceder a recursos sobre contextos, competências, aprendizagens e direitos digitais dos mais jovens.
Ao SAPO TEK, Cristina Ponte, professora catedrática que coordena a equipa portuguesa na rede europeia EU Kids Online e coordenadora da CriA.On, explica que o projeto “surgiu da vontade de um grupo de investigadores, doutorandos e comunicadores de ciência da Universidade Nova”, que começou a “trabalhar no desenho da plataforma há cerca de nove meses”.
O objetivo da CriA.On passa por “tornar acessíveis resultados de estudos recentes sobre a relação de crianças e adolescentes com os meios digitais, pensando nas suas famílias e também em educadores e professores, profissionais de saúde e outros grupos de adultos interessados”, indica Cristina Ponte.
Clique nas imagens para ver mais sobre a CriA.On
Tek Cria.On
Como explica a coordenadora da CriA.On, a equipa responsável pelo projeto focou-se também na inclusão de atividades e recursos, “numa interação com esses grupos e com os próprios adolescentes, a partir da sua experiência”.Na plataforma, que está disponível em português, pais e profissionais poderão encontrar conteúdos, organizados por faixas etárias e temas, que se focam nas competências e direitos digitais dos mais jovens.
A CriA.On dispõe de uma secção de “Jornal” dedicada a textos, vídeos e podcasts publicados por investigadores sobre temas e estudos, tanto a nível nacional como internacional. Há também espaço para uma seção com recursos práticos para famílias e profissionais, como atividades a realizar com os mais jovens ou sugestões de leitura e formação.A plataforma conta já com “cerca de 30 peças do Jornal já editadas e o mesmo número de recursos disponíveis, entre propostas de atividades e documentos de vários tipos”, detalha Cristina Ponte, acrescentando que “os planos são apresentar semanalmente novos conteúdos e recursos”.
“Temos também a partir de agora uma comunicação diversificada nas redes sociais, de modo a promover a interação com famílias, profissionais”, afirma a responsável. “Queremos ainda contar com o envolvimento de adolescentes para em conjunto construirmos recursos adequados”.
A criação da plataforma contou com o apoio do ICNOVA e CICS.NOVA, assim como da Associação DNS.PT. Entre as entidades que apoiam o projeto contam-se a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, o Centro Internet Segura e a Deco.
Com as crianças e jovens a passarem cada vez mais tempo online, é importante que tanto pais como educadores os ajudem a navegar de forma mais segura pela Internet e há um conjunto de medidas que devem ser postas em prática em conjunto, sem esquecer os jogos, como pode recordar na galeria que se segue.
Clique nas imagens para mais detalhes












