O coração de Andrómeda, os meandros do Sol e mais 9 imagens extraordinárias do espaço

Estão escolhidas as imagens do prémio de fotografia astronómica de 2025 do Observatório de Greenwich. As fotos são, como seria de esperar, extraordinárias.

Para quem junta o gosto da fotografia com a ciência espacial, os ZWO Astronomy Photographer of the Year 2025, os prémios de astrofotografia promovidos pelo Observatório de Greenwich são de passagem obrigatória. Este ano foram mais de 5.880 fotografias submetidas por fotógrafos de todo o mundo, e as melhores já estão escolhidas.

Na semana passada tinham sido divulgados os finalistas e agora o júri já escolheu a melhor imagem de 11 categorias, com perspectivas extraordinárias do Sol e das estrelas e cometas. 

Pode ver aqui as imagens escolhidas pelo júri e a sua explicação

Astrofotografia do ano - Royal Observatory Greenwich

Órion, a Cabeça de Cavalo e a Chama em H-alfa de Daniele BorsariQuarta Dimensão de Leonardo Di MaggioEncontro através de Anos-Luz de Yurui Gong, Xizhen RuanM13 – Uma Exposição Ultra-profunda do Popular Aglomerado pelo grupo Distant LuminositySobrevoo Lunar da ISS por Tom WilliamsCometa 12P-Pons-Brooks a fazer a sua última vénia a Dan BartlettCoroa de Luz de Kavan ChayO Traço da Refração de Marcella Giulia PaceRegião Ativa da Cromosfera Solar de James SinclairThe Ridge de Tom RaeO Núcleo de Andrómeda de Weitang Liang, Qi Yang, Chuhong Yu

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Esta é a 17ª edição dos prémios do Astronomy Photographer of the Year 2025 e as melhores imagens vão também ser expostas no Observatório. 

 

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top