Dacia Hipster Concept: carro elétrico do futuro mede apenas 3 metros e promete mudar tudo

Com três metros de comprimento, quatro lugares e um peso inferior a 800 kg, o Dacia Hipster Concept propõe uma visão simples e acessível da mobilidade elétrica.

A Dacia revelou o Hipster Concept, um protótipo 100% elétrico que antecipa o futuro automóvel mais acessível da marca. Este protótipo apresenta-se como uma “visão alternativa” do automóvel citadino do futuro, que deverá ser ultracompacto, leve, económico e 100% elétrico.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Com apenas três metros de comprimento, 1,53 m de altura e 1,55 m de largura, o Dacia Hipster Concept consegue oferecer quatro verdadeiros lugares e uma bagageira modulável, que varia entre os 70 e 500 litros. O peso total é inferior a 800 kg, cerca de 20% mais leve que o Dacia Spring, o que por sua vez contribui para reduzir o consumo de energia. Este feito foi conseguido graças à utilização de menos materiais, o que por sua vez permite também reduzir os custos de produção.

Por fora o Dacia Hipster Concept apresenta-se com uma carroçaria simples e cúbica, com as rodas posicionadas nos quatro cantos, ausência de saliências frontais e traseiras e uma frente horizontal com farois estreitos. A tampa da bagageira abre em duas partes e ocupa toda a largura do veículo, facilitando o acesso ao espaço de carga.

Clique nas imagens para mais detalhes

Dacia Hipster Concept

Dacia Hipster ConceptDacia Hipster ConceptDacia Hipster ConceptDacia Hipster ConceptDacia Hipster ConceptDacia Hipster ConceptDacia Hipster ConceptDacia Hipster ConceptDacia Hipster ConceptDacia Hipster ConceptDacia Hipster ConceptDacia Hipster ConceptDacia Hipster ConceptDacia Hipster Concept
Existem elementos diferenciadores como a integração das luzes traseiras no vidro do portão, dispensando o uso de lentes para o farolim. As maçanetas internas foram substituídas por fitas, solução mais leve e económica. Alguns elementos são feitos num material desenvolvido pela Dacia (Starkle), criado a partir de plástico reciclado, sendo este aplicado nas proteções laterais e nos pára-choques dianteiro e traseiro.

No interior predomina o ambiente amplo e funcional, graças ao espaço conferido pelas formas cúbicas da carroçaria. Os bancos dianteiros foram substituídos por um banco único corrido, evocando os automóveis populares do passado, sendo os bancos traseiros individuais e rebatíveis, permitindo desta forma aumentar o espaço da bagageira. O para-brisas quase plano e as janelas verticais garantem uma excelente luminosidade no interior.

Tal como nos modelos mais recentes da marca, também este protótipo utiliza o sistema modular YouClip, que integra 11 pontos de fixação distribuídos pelo habitáculo, permitindo adicionar acessórios como suportes, luzes, colunas portáteis ou apoios de braços.

Esta simplicidade levou a que a Dacia dispensasse a utilização de um auto-rádio. Sim, se quer ouvir música, terá que usar um smartphone que deverá ser emparelhado por Bluetooth a uma coluna portátil compatível com o sistema YouClip. Para Romain Gauvin, responsável de design do fabricante romeno, o Hispter Concept é o projeto mais autêntico da marca desde o Logan, lançado há 20 anos. Este deverá desempenhar um papel fundamental na democratização da mobilidade elétrica.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top