Esta Páscoa vai ser passada em casa. Para entreter os mais pequenos, Maria Bruto da Costa, fundadora do projeto On Nanny, sugere uma atividade lúdica para celebrar esta época de festa.
No imaginário infantil sobre a Páscoa domina a tradição milenar pagã associada a coelhos fofinhos e a ovos coloridos, de preferência recheados com muito chocolate. Só de pensar nisto ficamos com água na boca e até nos esquecemos que os coelhos não poem ovos!
Para esta atividade, inspiramo-nos no coelho fofinho para fazer um íman decorativo. Esta é uma atividade simples, mas uma vez que é necessário o uso de tesoura, deve ser realizada com a ajuda e supervisão de um adulto.
Materiais:
- Novelos de lã ou outro fio
- 2 tubos de rolo de papel higiénico
- Cola
- Íman
- Suporte para o íman
- Pauzinhos de gelado
- Cartolina
- Tesoura
- Canetas
Instruções:
Comece por colar o íman ao suporte onde depois irás colocar o coelhinho. Pode ser um
pedacinho de madeira, uma rolha de cortiça ou uma tampa de garrafa, por exemplo. Deixe secar durante umas horas.
Entretanto, faça o pompom que vai ser a cauda do coelho. Pode utilizar fio da cor que mais goste ou misturar fios de várias cores. Junte os dois rolos e segure-os entre os dedos polegar e indicador e enrole o fio à volta.
Esta parte pode ser complicada, por isso é mais divertido com ajuda. Dê 70 voltas e corte a ponta como pode ver no vídeo, mas sempre muito cuidado ao manejar a tesoura.
Veja o vídeo:
Uma dica: quanto mais voltas der ao fio, mais fofinho vai ficar o pompom. Agora, ate um pedacinho de fio em volta do novelo e dê um nó para que ele não se desfaça quando o tirar dos rolos. Com cuidado, corte as pontas do novelo e vá acertando até o pompom ter o tamanho e a consistência desejada.
Chegou a altura de decorar o íman. Cole o pompom ao suporte, deixando espaço para
colar também as orelhas. No vídeo explicamos como se faz tudo e damos sugestões para decorar
o íman, mas pode usar outros materiais.
Pode, por exemplo, pintar os pauzinhos de gelado ou forrá-los com papel de revistas. O importante é usar a imaginação e, sobretudo, divertirem-se!