Confortáveis, estilosos e com o objetivo de deixar os utilizadores conscientes do que se passa à sua volta. A MAGG testou a novidade e contamos-lhe tudo.
Para elevar o outfit ou realmente ouvir música? Os dois. É assim que os novos HUAWEI FreeClip 2 estão a entrar no mercado: simples e leves, compactos, sem entrar a 100% no ouvido e com um estilo que promete redefinir a barreira entre um acessório e um auricular. A novidade, que foi lançada no final do mês de janeiro em Portugal, vem para colmatar um pouco a falta de opções no que toca a fones sem cancelamento de ruído, algo que tem vindo a conquistar o mercado e que, por vezes, não é a melhor opção para muitos utilizadores.
Dito isto, os novos HUAWEI FreeClip 2 chegam, assim, com um conceito diferenciador: uma vez que são chamados “ear clip”, o objetivo é fazer com que o fone se apoie na orelha através de um metal que fica atrás, seguindo-se de uma parte em silicone que dá a volta à orelha e depois uma parte de metal que é onde está efetivamente a coluna. Ou seja, é uma espécie de argola que fica pendura no ouvido, fazendo com que seja possível ouvir música ao mesmo tempo que se ouve tudo à nossa volta – até porque não encaixa a 100% na orelha.
Isto é aquilo que muda no que toca aos auriculares com cancelamento de ruído. Com esta novidade, qualquer pessoa tem a possibilidade de ouvir aquilo que quer através dos fones e aquilo que se passa no ambiente em que está inserido, de forma a não perder conversa nenhuma. A MAGG teve a oportunidade de experimentar os novos fones, e uma coisa é certa: é o famoso “estranha-se e depois entranha-se”, porque o hábito do cancelamento de ruído foi rapidamente trocado pela leveza de não ter de tirar os fones sempre que alguém quiser conversar.
Mas não se preocupe: não é por ter a noção de tudo o que se passa à sua volta que a qualidade deixa de ser boa. Se tivemos vezes em que precisámos de aumentar o volume? Sim, especialmente nos transportes públicos onde o próprio meio de transporte já faz barulhos altos e as pessoas não ajudam. Mas a verdade é que não houve frustração, o equilíbrio dos sons estava no ponto e nem quando atendíamos uma chamada a qualidade era fraca. Pontos para isso, uma vez que os auriculares e microfones dão uma trabalheira em alguns dispositivos.
Para não falar do conforto – este sim, é um dos pontos mais fortes dos auriculares. Uma vez que não entram a 100% no ouvido, tendo estabilidade através da parte de metal atrás da orelha, é possível esquecer-se de que eles estão lá, e passar o dia inteiro com o auricular na orelha mesmo que não precise dele. Falamos por experiência própria, já que uma vez nos esquecemos do fone no ouvido e só demos conta quando a música de uma chamada recebida começou a tocar. O encaixe é, realmente, bastante confortável.
O que nos dá a certeza de uma coisa: estes são os fones ideais para quem quiser andar com eles em reuniões, à noite ou até a fazer exercício físico. Saiu da discoteca e está ao telemóvel, mas quer ouvir se alguém estiver atrás de si? Funciona. Quer ir correr mas ouvir se está a chegar um carro ou uma bicicleta? Também funciona. Estar numa reunião online mas ter alguém à sua frente a falar consigo? Também funciona. Experimentámos todas as hipóteses, inclusive usar no ginásio, e tudo funcionou (até passou no teste do suor).
E, sim, também passou no teste do estilo – até porque foram desenhados para isso mesmo. O objetivo dos novos HUAWEI FreeClip 2, além de toda a questão do conforto e da consciência do que se passa à nossa volta, é serem também um fator diferenciador no que toca à escolha do outfit, prometendo elevar o look e transformando-se num acessório leve e modesto. Uma vez que conta com um design parecido a uma “ear cuff”, todo o auricular fica à vista e do lado de fora da orelha, dando um apontamento mais diferenciador. De momento, está disponível em preto, branco e azul.
No entanto, há mais fatores que tornam esta novidade interessante. Um deles é o simples facto de não existir um fone específico para qualquer lado (esquerdo ou direito), sendo que o dispositivo se adapta às duas orelhas e consegue reconhecer qual é qual – ou seja, deixa de existir o desconforto de meter o fone no ouvido errado. Além disso, o facto de ser possível ligá-los a vários dispositivos ao mesmo tempo torna a navegação mais fácil, e a bateria é do que mais chama a atenção: em um mês de utilização, não carregamos os fones uma única vez.
Espreite as fotos.
Posto isto, se o que mais gosta é de um bom fone com cancelamento de ruído ou de algo que fique bem preso ao ouvido, estes talvez não sejam os melhores para si. Mas se estiver disposto a abrir horizontes e a experimentar algo que o deixa consciente não só da música que está a ouvir como também de tudo o que está à sua volta, talvez possa dar uma vista de olhos a esta alternativa, especialmente se estiver à procura de um fone que junta conforto e estilo numa só utilização. A novidade já está disponível por 199€.
