Não percebe nada do que está a ler? Nem sequer o sinal de trânsito? E não se entende com o empregado de mesa? Use estas aplicações.
Está num país que não é o seu, e a língua que lá se fala também lhe pode ser estranha. Em alguns momentos, o que lhe dava jeito era perguntar a alguém para onde é que tem de se virar, mas não sabe como fazê-lo. O cenário não é inédito e pode ter lugar em qualquer viagem que faça.
E se não há maneira de fazer desaparecer as barreiras linguísticas de uma vez por todas, há várias formas de as esbater. Temos cinco aplicações para lhe sugerir, que vão ser uma ajuda preciosa na hora de perguntar onde fica a farmácia mais próxima, ou qual é o melhor restaurante da zona, aqui, ou na China (literalmente).
Google Tradutor
Esta é uma ferramenta conhecida de quase todos, e até tem uma aplicação. No tradutor da Google, há 103 idiomas prontos a serem traduzidos por texto, e em 93 deles é reconhecida a escrita manual. Um pouco mais abaixo, está o número dos que podem ser traduzidos offline – são 59. Se tiver problemas com ementas estrangeiras ou sinais de rua, há 38 idiomas que podem ser traduzidos instantaneamente através da câmara, e 37 conseguem ser traduzidos através de fotografias. A tradução por voz instantânea também é possível, mas apenas em 32 línguas. Nesta aplicação, grátis para Android e iOS, pode guardar frases para consultar sempre que precisar.
O “i” podia ser de iOS, mas esta aplicação também está disponível para Android. Tem dois tipos de funcionalidades: as básicas e as “pro”. As primeiras incluem, entre outras, um guia de pronúncia, o reconhecimento automático de idiomas, e a tradução por voz. As “pro” permitem, entre outras coisas, fazer traduções sem qualquer ligação à internet, consultar conjugações verbais e, para quem tem iPhone, usar a câmara para fazer traduções instantâneas.
https://magg.pt/2018/07/10/qsp-portugal-a-app-ideal-para-quem-gosta-muito-de-se-queixar/
Este tradutor de voz é grátis para Android e iOS, e tem mais de 90 idiomas disponíveis para tradução. No entanto, nem todos têm reconhecimento automático de voz e, nesse caso, terão de ser introduzidos por escrito. Tal como no GPS, pode escolher o tipo de voz que prefere ouvir: feminina ou masculina (mas só em alguns idiomas), e até pode adaptá-la ao seu ritmo (mais rápido ou mais lento) para uma melhor compreensão. Ao contrário dos restantes, não funciona offline.
A aplicação da Microsoft é grátis para Android e iOS, é capaz de traduzir 60 idiomas e pode ser utilizada offline (mas tem de descarregar o idioma pretendido, primeiro). Traduz texto, voz, e até conversas de grupo. Não tem a funcionalidade de tradução de câmara instantânea, mas pode traduzir fotografias ou capturas de ecrã.Também tem disponível um guia de frases e expressões “indispensáveis” para qualquer viagem, e um guia de pronúncia. Permite ainda despistar todos os significados possíveis das palavras, para que se consiga exprimir da melhor maneira.
Este tradutor está disponível para Android e iOS, e é muito específico – traduz chinês, japonês, e coreano (e só para inglês). Pode ser utilizado sem ligação à internet, tem guias de pronúncia, e permite traduções instantâneas através da câmara.
Ah, 出口 é chinês e significa “saída”.