A investigação concluiu que o o TikTok é a rede social com mais desinformação “online”, seguindo-se o Facebook e a rede social X. Entenda.
A rede social com mais desinformação é o TikTok, sendo que uma em cada cinco publicações contém informação incorreta ou falsa, de acordo com um estudo realizado pela Science Feedback, uma organização sem fins lucrativos dedicada à educação científica. O TikTok é a rede social que mostra maior predominância de desinformação (20%) agregada nos quatro idiomas analisados no estudo.
A seguir ao TikTok, apresenta-se o Facebook (13%) e a rede social X (11%), enquanto que o Youtube e o Instagram apresentam índices de desinformação que rondam os 8%. A exposição à desinformação no Linkedln é limitada, uma vez que esta plataforma obteve apenas 2% de conteúdo desinformativo analisado, segundo refere o “Correio da Manhã”.
“Na maioria das plataformas, as contas que compartilharem repetidamente informações incorretas recebem significativamente mais interações por publicação e por cada 1000 seguidores do que as contas de alta credibilidade”, pode ler-se no estudo.
Os atores de desinformação participam mais ativamente em serviços como o Facebook e o X, visto que o Instagram e o Linkedln são muito mais favoráveis a atores de alta credibilidade. No YouTube, as contas com menor credibilidade conseguem alcançar em média oito vezes mais interações por publicação e por cada 1000 seguidores do que as contas com maior credibilidade. Esta diferença é sete vezes maior no Facebook, cerca de cinco no X e no Instagram e duas no TikTok.
O estudo foi realizado em quatro estados membros da União Europeia – Espanha, França, Eslováquia e Polónia -, e consistiu numa mediação estrutural nas seis plataformas online.
