Dos distúrbios alimentares às receitas com paixão. “Aqui Há Amor” é a jornada de superação de Carol de Brito Palma

À MAGG, a influenciadora e personal trainer falou sobre a altura em que sofreu vários distúrbios alimentares, que a perseguiram dos 8 aos 20 anos, e conta como conseguiu superar essa fase da sua vida. Além disso, deixa também uma receita do seu novo livro.

Há livros que nascem da vontade de ensinar e outros que nascem da urgência de partilhar o que já foi vivido – e o de Carolina de Brito Palma é ambos. Escrito com o coração na mão e com os pés bem assentes na realidade que já viveu, “Aqui Há Amor” é uma carta aberta a todas as mulheres que, em algum momento, deixaram de se reconhecer ao espelho, e com uma linguagem próxima, Carolina fala de dor, superação e, sobretudo, reconciliação. Para não falar das 91 receitas saudáveis que partilha, claro. 

Grupo de “orgulho heterossexual” usa imagem de Brad Pitt
Ver artigo

Aqui, a influenciadora e personal trainer dá a conhecer um pouco da sua história, onde revela que começou com distúrbios alimentares logo aos 8 anos, e acaba com quase uma centena de receitas que toda a gente pode fazer em casa, quer sejam mais elaboradas ou para um simples snack durante a tarde. “Um distúrbio alimentar acaba sempre por ser algo que, num momento, nos enfraquece muito e nos faz sentir muito sozinhas”, começou por dizer Carolina de Brito Palma à MAGG.

“O tempo que eu demorei a ultrapassar todos os meus distúrbios, que os tive durante muitos anos, se calhar teria sido muito mais curto se eu tivesse falado com alguém. Então, eu olhei para esta situação como uma forma de ficar mais forte. É algo tão comum que nós nem temos noção que acontece com tanta gente, então eu olhei para isto como uma forma de escrever um livro que eu gostava de ter lido”, acrescentou a influenciadora. 

Carol, como gosta de ser chamada, começou a desenvolver uma dismorfia corporal com apenas 8 anos, e aos 11 precisou de ser operada com urgência. Isto fez com que não conseguisse praticar exercício físico como queria durante vários anos, o que só aumentava mais a sua ansiedade sobre o seu corpo. Aos 18, desenvolveu bulimia, e ficava à espera dos pais irem dormir para forçar o vómito, e aos 20 caiu uma espiral de compulsão alimentar. “Eu vivia mesmo num corpo que eu não gostava”, disse. 

“A maior parte das pessoas que passam por um distúrbio alimentar olha para si mesma só vendo defeitos e, muitas vezes, não percebendo como é que os outros conseguem gostar de nós. É algo que nos acompanha diariamente”, começou por explicar. “Tinha vergonha de comer à frente das pessoas, tinha vergonha de ir à praia. Condicionava-me em termos de relacionamentos e não só amorosos, mesmo familiares e amizades”, acrescentou, explicando que não quis omitir episódios marcantes da sua vida no livro para o público perceber que não está sozinho.

No entanto, foi com o tempo que Carolina de Brito Palma percebeu que precisava de mudar de rumo, e que se queria viver em pleno a sua vida, precisava de certas mudanças. Foi aí que a paixão pelo exercício físico começou. “Eu encontrei no exercício físico uma forma de libertar energia, de libertar alguma frustração que eu sentia, principalmente comigo mesma”, disse a influenciadora.

“Durante muitos anos o exercício físico era canalizado para quem precisava de perder peso, então eu achava que tinha de praticar exercício físico para estar com o ideal de beleza que eu considerava que existia. Mas depois comecei a encontrar uma forma de empoderamento, e essa prática de exercício físico fez-me sentir tão confiante que eu sentia que tinha descoberto uma poção mágica. E eu queria muito passar essa felicidade às outras pessoas”, disse. E dito e feito: Carol formou-se, assim, em personal trainer.

Mas o caminho para a recuperação não se fez só de mudanças externas: foi preciso também um exercício de coragem interior. “Ter a coragem de admitir que se passa alguma coisa connosco é um ato incrível, e quer dizer que nos amamos muito. E a verdade é que hoje em dia percebo que eu me amava muito, porque se eu não me amasse, eu nunca teria evoluído”, disse a influenciadora. “É não ter vergonha. Foi uma coisa que eu senti durante muito tempo e hoje em dia tenho pena de ter deixado que a vergonha me impedisse de procurar ajuda”, acrescentou.

A paz com a alimentação só veio depois do exercício físico, quando a irmã a incentivou a experimentar mais opções vegetarianas. “Eu nunca tinha ligado muito”, disse. “Mas foi nessa altura que eu comecei a descobrir novos pratos, novas formas de cozinhar. Para mim, cozinhar significa amar”. Assim, a influenciadora acabou por se apaixonar pela cozinha – o que acabou, também, por se tornar no seu grande trunfo nas redes sociais. 

Há uns anos, comecei a partilhar mais as minhas receitas nas redes sociais e, para o meu espanto, eu comecei a perceber que as pessoas gostavam mesmo muito de receitas. Então fui fazendo mais um, mais outro, até que vi que me pediam tanto que passei a fazer praticamente todas as semanas”, explicou Carol de Brito Palma. “E o que acontecia normalmente era eu colocar os vídeos e as pessoas apontavam num papelinho ou num telemóvel e replicavam”.

Mas agora, com o novo livro “Aqui Há Amor”, isso já não é preciso. “Poder ter um livro de receitas em casa de outras pessoas que gostam de mim e que espero que se inspirem na minha história deixa-me muito feliz. Isto é meio o materializar daquilo que é um sonho, mas que outrora também foi um pesadelo”, explicou. Ao todo, são 91 receitas que a influenciadora partilha, desde snacks a entradas, pratos, sobremesas, batidos e comida para os pequenos, sendo um repertório completo daquilo que Carol de Brito Palma melhor sabe fazer: espalhar amor e sabedoria.

E este não é um projeto só da autora. “Quando surgiu a oportunidade, a primeira coisa que eu pensei foi que isto não podia ser um projeto só meu. Isto é um projeto de todas as pessoas que me ensinaram a cozinhar, então eu precisava da minha família, da minha vizinha, de chefs que são uma referência para mim”. Desta maneira, as receitas partilhadas no livro não são só da influenciadora, mas também da sua mãe, da sua avó e de chefs como Justa Nobre.

E como a partilha está no centro de tudo o que a influenciadora faz, desde os treinos certos à alimentação saudável, passando agora pelas páginas do novo livro, Carol de Brito Palma fez questão de deixar todo o público entrar um bocadinho nesse universo tão pessoal. Em baixo, encontrará uma das receitas incluídas em “Aqui Há Amor”, pensada (como todas as outras) para ser simples, nutritiva e, acima de tudo, feita com carinho: os famosos burritos da influenciadora.

Aprenda a fazer os Burritos de Carol (duas doses)

burrito carol de brito palma

Ingredientes:

  • Molho de tomate
  • 100g de feijão vermelho
  • 50g de soja desidratada
  • 1 cebola-roxa
  • tomate fresco q.b
  • pimenta-preta q.b
  • pimenta-caiena q.b
  • sal q.b
  • meia chávena de ervilhas
  • meia chávena de milho
  • meia chávena de leite de coco
  • vinho branco q.b
  • 2 wraps integrais
  • guacamole
  • queijo ralado q.b
  • salsa fresca q.b
  • azeite q.b

Modo de preparação:

Numa frigideira ou caçarola, vertemos o molho de tomate e adicionamos um fio de azeite. Quando o molho já estiver quente, adicionamos a soja desidratada à nossa frigideira. Juntamos o feijão, as ervilhas e o milho, e condimentamos com pimenta-caiena, pimenta-preta, sal, leite de coco e vinho branco. Deixamos a soja absorver os sabores durante 20 minutos a uma temperatura média.

Cortamos o tomate e a cebola em pequenos pedaços. Quando a soja estiver pronta, montamos o nosso wrap com a soja, o queijo ralado, o guacamole, o tomate e a cebola cortados e a salsa fresca. Depois, é só desfrutar.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top