A chave para revolucionar a sua dieta pode ser as bebidas vegetais. Nutricionista explica como

É possível ir buscar os nutrientes que faltam na sua alimentação diária a alternativas vegetais fortificadas. Entenda como.

Estudos recentes deixaram evidente que as escolhas nutricionais de grande parte da população portuguesa deixam a desejar: não atingimos as doses recomendadas de fibra e consumimos gorduras saturadas e sal em demasia. O resultado? Défices nutricionais por falta de elementos como vitamina D e cálcio.

Homem congela hambúrgueres do McDonald’s para comer ao pequeno-almoço
Homem congela hambúrgueres do McDonald’s para comer ao pequeno-almoço
Ver artigo

E o que se pode fazer face a isso? A fortificação alimentar poderá ser a opção ideal, já que promove uma alimentação mais equilibrada e combate as carências nutricionais, conforme explica a nutricionista Mafalda Almeida.

Fortificar um alimento é adicionar-lhe nutrientes essenciais que podem estar ausentes ou presentes em quantidade insuficiente, como vitaminas e/ou minerais. Em Portugal, tem-se registado uma procura cada vez maior por alternativas alimentares de base vegetal sustentáveis e nutricionalmente equilibradas, motivada por preocupações de saúde, ambientais e éticas.

No caso dos produtos de base vegetal (como as bebidas vegetais ou as alternativas vegetais ao iogurte), esta prática de fortificar com nutrientes essenciais como vitaminas B12 e D ou cálcio torna-os produtos alimentares mais interessantes e ricos nutricionalmente.

A pensar nesta lacuna, e para que as bebidas vegetais venham ajudar a colmatar as necessidades nutricionais dos portugueses, Alpro, referência na categoria de bebidas vegetais e alternativas vegetais ao iogurte, renovou a sua gama, fortificando cinco nutrientes essenciais por produto, dentro de uma lista de nove:

  1. Cálcio – para o normal desenvolvimento dos ossos;
  2. Vitamina B9 – para reduzir o cansaço e a fadiga;
  3. Vitamina D – para o normal funcionamento do sistema imunitário;
  4. Vitamina B2 – como antioxidante;
  5. Vitamina B12 – para a energia;
  6. Vitamina B6 – para o normal funcionamento do sistema nervoso;
  7. Vitamina E – como antioxidante, para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis;
  8. Iodo – Para o normal funcionamento do sistema nervoso;
  9. Proteína – para o crescimento e manutenção dos músculos.

Para Mafalda Almeida, as bebidas vegetais fortificadas de Alpro “são uma opção muito válida, nomeadamente para quem procura evitar o consumo de alimentos de origem animal ou simplesmente equilibrar entre animal e vegetal, numa alimentação saudável e equilibrada”.

Assim, se continua a hesitar em optar por alternativas vegetais, nomeadamente bebidas vegetais, está na hora de lhes dar uma oportunidade. As opções fortificadas de Alpro, que aliam sabor, sustentabilidade e nutrição, vão garantir o equilíbrio necessário.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top