Vídeos no Instagram estão a retirar protagonismo ao Vine

As pequenas diferenças que existem entre o Instagram e o Vine parecem estar a surtir efeito, com saldo positivo para a aplicação do Facebook. O Twitter terá que repensar a estratégia do serviço se quiser crescer.

A estratégia do Facebook parece ter sido bem pensada e executada, ou não estivesse o Instagram a sair-se melhor do que o Vine no segmento dos mini-vídeos partilhados nas redes sociais.

Segundo dados da consultora Topsy, logo no dia seguinte à introdução do Video on Instragram (VoI), que ficou automaticamente disponível para iOS e Android, o número de links relacionados com o Vine nas redes sociais caiu meio milhão de unidades.

No sentido inverso, o Instagram viu o número de partilhas aumentar em 300 mil. Desde então a aplicação de edição de imagens do Facebook tem liderado nas redes sociais. A título de exemplo, a 26 de junho o Instagram tinha 1,5 milhões de links partilhados e o Vine ficava-se pelos 935 milhões.

Contudo, o Instagram continua a ter dificuldades em crescer na rede social Twitter, o que leva a crer que o crescimento tem sido registado maioritariamente no Facebook.

O VoI permite uma maior duração dos vídeos – 15 segundos contra os 6 do Vine -, possibilita a edição com filtros tal como acontece com as imagens e dá hipótese de escolha da imagem de “capa” – thumbnail – que acompanha o vídeo.

A Topsy revelou, segundo a BBC, que os dados não incluem links de spam que podiam alterar os resultados da análise.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top