Para além do novo iPad Air, a Apple revelou ainda a oitava geração do seu iPad, direcionado essencialmente aos estudantes, que merecem um preço especial.
Na comemoração dos 10 anos do iPad, Tim Cook revela que vendeu 500 milhões de unidades em todo o mundo. É considerado o produto número desde sempre no que diz respeito à satisfação dos seus clientes. A gigante de Cupertino atualizou o seu tablet de oitava geração com o novo chip A12 Bionic, com um GPU de quatro núcleos, desenhado para ser mais rápido a jogar ou a trabalhar. A Apple afirma que é 2X mais rápido que o portátil mais vendido do mercado e 3X mais rápido que o melhor tablet Android. O Neural Engine chega pela primeira vez ao iPad, capaz de produzir 5 biliões de processos.
O novo iPad funciona com os seus teclados já lançados, assim como a linha da Logitec. A Apple refere que o toque no ecrã, através do Scribble, permite um reconhecimento da escrita natural através do Apple Pencil. O novo iPad de oitava geração custa 399 euros, mas para os estudantes será de 299 euros. Já pode ser pré-encomendado e será lançado nas lojas esta sexta-feira.
Há também um novo iPad Air no catálogo da empresa. Tem touch ID, integrado num botão no topo vertical do tablet, para maior segurança. o seu sensor permite desbloquear o sistema ou fazer pagamentos. O iPad Air tem o novo chip A14 Bionic de 6 núcleos, sendo o primeiro da industria a utilizar um chip de 5 nanómetros, com 11,8 mil milhões de transístores no seu interior. Trata-se de uma arquitetura que a fabricante acredita correr as aplicações mais exigentes, com um aumento de 40% de performance em relação à geração anterior do iPad Air. Tem uma performance gráfica de 2X melhor que o anterior, seja para jogar jogos ou editar vídeos ou música.
Dando exemplos, um produtor de música e DJ, conseguiu editar música e fazer “scretch” dos discos apenas com movimentos da mão. Na edição de vídeos e imagens, e também nos videojogos, as texturas são agora mais suaves com o novo chip A14. O novo iPad tem uma câmara frontal de 7 MP, smart HDR e captura até 1080p. Atrás tem uma lente 12 MP, grava vídeos 4K a 60 FPS, juntamente com um sistema de estabilização digital. E introduz USB-C com carga de 40W. O seu ecrã de 10.9 polegadas mantém-se, permitindo obter uma resolução de 2360×1640.
O iPad Air tem cinco cores ( branco, cinzento, rosa, verde e azul) e chega ao mercado no próximo mês a partir de 679 euros, atualizado com o novo iPadOS 14. O equipamento é compatível com anteriores acessórios, nomeadamente o Apple Pincel e o Magic Keyboard.

Nota de redação: notícia atualizada com mais informações às 19:35.