Já lá vai o tempo em que os lenços se usavam apenas na cabeça ou ao pescoço. As fashionistas arranjaram forma de lhes dar (ainda) mais uso.
Se achava que os lenços eram apenas acessórios para o pescoço ou para prender o cabelo, talvez esteja na altura de repensar esse conceito. É que, este verão, este género de acessórios a ganhar um novo fôlego, já que várias celebridades têm-nos mostrado que também ficam bem atados à cintura, a marcar silhuetas de forma inesperada, como se de um páreo se tratasse.
Na Semana da Moda Masculina de Paris, para a primavera/verão de 2026, o novo diretor criativo da Dries Van Noten, Julian Klausner, mostrou como é que isto se faz com estilo. Por cima de calças de alfaiataria elegantes, surgiam lenços com padrões tropicais. Tudo isto com chinelos, colares e uma atitude descontraída que dá um equilíbrio ao lado mais polido das peças.
Fora das passerelles, a febre dos lenços à cintura já se estava a espalhar no universo das fashionistas. Alexa Chung foi uma das primeiras a ser vista com um, que conjugou por cima de umas calças cinzentas e uma T-shirt branca. Sim, é uma combinação simples, mas que também tem muito de elegante e irreverente.
Depois dela, começaram a aparecer mais exemplos, que nos chegaram através das redes sociais. É o caso de Kylie Jenner, Chloë Sevigny, Alessandra Ambrosio ou Lola Tung, que provaram que esta peça pode, efetivamente, fazer parte do nosso guarda-roupa estival e ter mais uso do que aquele que lhe dávamos nas estações passadas.
Uma coisa é certa: além de marcar a cintura de forma subtil e lisonjeira, este styling acrescenta dimensão e interesse visual a looks mais simples. E o melhor de tudo é que é daquelas tendências acessíveis a todos. Afinal, quase toda a gente tem um lenço guardado na gaveta e nem é preciso saber fazer grandes laços. Basta experimentar, brincar com posições, tecidos e padrões.
Por isso, se quer render-se a esta tendência, está no sítio certo. Fomos à procura de lenços irresistíveis para que possa colocá-los à cintura já nos próximos looks que elaborar. As nossas opções vão das mais clássicas às mais arrojados, para todos os gostos e carteiras.